Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM instala usina de energia solar pioneira entre os hospitais universitários

Eficiência energética

HC-UFTM instala usina de energia solar pioneira entre os hospitais universitários

O Hospital de Clínicas da UFTM concluiu, na primeira semana de julho, a instalação da usina de energia fotovoltaica situada sobre a cobertura do complexo hospitalar.

Na área de 2,8 mil m² foram dispostas 1,4 mil placas, com potencial de suprir 15% do consumo de energia do Hospital. É prevista uma economia anual de R$ 300 mil na conta de eletricidade da instituição.

Como a maior capacidade de geração coincide com os períodos de uso mais intenso dos aparelhos de ar-condicionado, o sistema ameniza os picos de consumo. A novidade apresenta como benefício indireto, ainda, a redução da temperatura nos setores localizados abaixo dos locais de instalação.

 

Sustentabilidade

Para a gerente administrativa do HC, Heloisa Shih, esse é um investimento de médio prazo, com estimativa de retorno em cinco anos, por meio da redução das despesas fixas da instituição. As placas têm 25 anos de garantia, já os disjuntores, que fornecem segurança contra sobrecargas, são garantidos por 10 anos.

O chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Luiz Humberto Camilo, contextualiza que a licitação foi realizada em 2019 e a instalação iniciada em fevereiro de 2020. "Trata-se de uma das ações tomadas pelo Hospital de Clínicas para reduzir custos operacionais, de forma alinhada ao princípio da eficiência na administração pública", Camilo informa.

Já o engenheiro eletricista Wesley Amâncio de Melo ressalta que o projeto utiliza a tecnologia mais moderna de geração fotovoltaica existente no mercado. “Os painéis têm capacidade de funcionamento individual, garantindo um potencial até 25% maior, por serem menos vulneráveis a áreas de sombra. Outra vantagem é a redução dos gastos com manutenção”, pontua.

Considerando a tecnologia e a dimensão, a iniciativa se torna pioneira em Uberaba e entre os hospitais universitários brasileiros. Foi investido R$ 1,7 milhão, recurso oriundo do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - Rehuf -, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh.

Fotos: Setor de Infraestrutura Física HC-UFTM

Unidade de Comunicação HC-UFTM