Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa verifica a satisfação dos residentes dos hospitais da Rede Ebserh

Ouvidoria

Pesquisa verifica a satisfação dos residentes dos hospitais da Rede Ebserh

A Rede Ebserh iniciou, no dia 25 de setembro, o 2.º Ciclo da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Residentes dos Hospitais Universitários Federais. O objetivo é avaliar os hospitais como campo de prática a partir da percepção dos mais de 7,8 mil alunos dos programas de residência médica, uni e multiprofissional.

São mais de mil programas de residência na Rede Ebserh. A pesquisa vai auxiliar a identificação de pontos fortes desses programas, reforçando-os, e pontos de melhorias, aprimorando-os. Por ser uma iniciativa voltada exclusivamente aos residentes, os participantes receberão e-mail com as orientações sobre o processo de participação na pesquisa.

Até 2019, apenas alguns hospitais da rede realizavam algum tipo de avaliação voltada a esse público, de forma individual e cada um à sua maneira. A partir de então, foi feita uma primeira experiência, em nível de rede, que está sendo aprimorada esse ano, para dar ainda mais visibilidade às experiências desse importante público.

Segundo a ouvidora-geral da Rede Ebserh, Savana Dantas, as pesquisas de satisfação, além de serem uma estratégia de diálogo prevista em Lei, são instrumentos de aproximação com o público avaliado e permitem que o olhar da organização fique ainda mais voltado para as experiências e necessidades desses usuários.

“Com essa iniciativa, a administração central da Ebserh segue cumprindo seu compromisso de apoiar os hospitais. Nesse caso, por meio do levantamento de diagnósticos resultantes do fomento à participação social dos nossos residentes”, sumariza.

 

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Unidade de Comunicação HC-UFTM, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh