Notícias Notícias

Voltar

Profissionais do HE UFPel fazem visita técnica ao HU-Furg

Terapia Ocupacional

Profissionais do HE UFPel fazem visita técnica ao HU-Furg

Terapeutas das duas instituições compartilharam experiências

Na terça-feira (09/07), as terapeutas ocupacionais da Unidade de Reabilitação, ligada à Gerência de Atenção à Saúde (GAS) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam a visita de três terapeutas ocupacionais Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). O encontro teve como objetivo a troca de experiências dos serviços de Terapia Ocupacional, destacando-se a implantação do serviço dentro dos setores do HU-Furg, o funcionamento e o fluxo de demandas.  

As terapeutas ocupacionais do HU-Furg, Thais Rosa Costa e Jodéli Pommerehn, recepcionaram as colegas e explanaram as estratégias de divulgação, modelos de avaliação utilizados nas UTIs Neonatal, Pediátrica e Geral, e nas clínicas Pediátrica, Médica e Cirúrgica, bem como na Traumatologia. Também foram disponibilizadas tecnologias de apoio confeccionadas para análise dos materiais utilizados e condutas adotadas. As visitantes conheceram as instalações do Serviço de Terapia Ocupacional, observaram a disposição dos materiais e a estrutura do Hospital.

 

Sobre a Terapia Ocupacional no HU-Furg

O Serviço de Terapia Ocupacional iniciou suas atividades, no HU-Furg, em 02 de abril de 2018. Atualmente realiza atendimento às UTIs Neonatal, Pediátrica e Geral e às unidades de internação da Pediatria, Clínicas Médica e Cirúrgica, Traumatologia, Maternidade e Serviço de Pronto Atendimento (SPA).  A ação terapêutica ocupacional consiste no cuidado reabilitador, preventivo e paliativo, buscando favorecer o desempenho ocupacional das pessoas desde a concepção até a finitude da vida. Para isso, há a intervenção nas habilidades sensoriais, motoras, cognitivas e sociais. 

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh