Notícias Notícias

Voltar

CIPA/Ebserh promove SIPAT 2019

Segurança

CIPA/Ebserh promove SIPAT 2019

1ª Oficina da Saúde será destaque da programação

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (CIPA/Ebserh), atuante no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), promove a terceira Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), de 07 a 13 de outubro. Para esta edição, foi escolhido o tema “Segurança no Trabalho: Não basta só conhecer, é preciso fazer acontecer!”.

A SIPAT é um evento realizado anualmente, com a finalidade de refletir e discutir temáticas referentes à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e de doenças ocupacionais. A programação é composta por palestras, peças teatrais, atividades lúdicas e educativas voltadas aos colaboradores do HU-Furg. Confira:

 

07/10 - Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica

10h - Abertura

14h - Palestra “Nós sabemos o quão forte somos quando ser forte é a única escolha”, com o paratleta Vladmi dos Santos

8/10 - Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica

10h - Peça Teatral "O Doutor"

10h40 - Palestra Álcool e Drogas, com Miguel Degani, da Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida

14h - Peça Teatral "O Doutor"

14h40 - Palestra Álcool e Drogas, com Miguel Degani, da Comunidade Terapêutica Esquadrão da

9/10 - Área Hospitalar do HU-Furg

9h - Atividades Lúdicas

14h - Atividades Lúdicas

10/10 - Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica /Área Hospitalar

10h - Palestra HIV/Aids

14h- Atividades Lúdicas

11/10 - Área Hospitalar/ Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica

9h - Campanha Perfurocortante

14h – Cerimônia de Encerramento

Em 2019, com o objetivo de integrar colaboradores, familiares, amigos e a comunidade em geral, a CIPA/Ebserh está organizando a “1ª Oficina da Saúde”, um evento diferenciado que fechará a III SIPAT. A Atividade será no domingo (13/10) e incluirá mateada (distribuição de erva-mate e água quente), brinquedos infláveis, verificação de pressão, entre outros. Além disso, acontecerá o Treino e o Brechó Solidário. A ação será realizada no Rincão da Cebola, próximo ao HU-Furg, a partir das 14h.

 

Treino Solidário

A atividade será realizada pela CIPA/Ebserh em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC Rio Grande) e a Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (ACORRG). A programação inclui: caminhada de três quilômetros, com largada às 16h30, e corrida de quatro quilômetros, com saída às 17h. As inscrições serão realizadas até as 18h, da sexta-feira (11/10), no site https://www.sesc-rs.com.br/esporte/corridas/ ou, presencialmente, na Unidade do Sesc Rio Grande (Avenida Silva Paes, 416). Também serão realizadas inscrições no local do evento, momento em que todos os participantes receberão o número a ser utilizado na corrida. A taxa de inscrição é um pacote de fraldas geriátricas, que será doado para o Banco de Fraldas do HU-Furg.

 

Brechó Solidário

Durante o encerramento da III Sipat, será realizada a sétima edição do Brechó Solidário, organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HU-Furg. Estarão à venda peças novas e usadas: roupas, calçados, acessórios, utensílios domésticos, objetos de decoração e muito mais, vale a pena conferir. A renda será revertida para ações que visam a melhoria na qualidade do cuidado aos colaboradores e usuários do HU-Furg, hospital com atendimento 100% SUS de Rio Grande.

  

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh