Notícias Notícias

Voltar

Profissionais da UTI Neonatal participaram de criação de SIG

Qualificação

Profissionais da UTI Neonatal participaram de criação de SIG

Atividade visa a melhoria da qualidade da assistência neonatal

Os profissionais da UTI Neonatal do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram da criação do Grupo de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs) intitulado Cuidados em Neonatologia Multiprofissional. A organização do SIG foi realizada em conjunto com outros hospitais da Rede Ebserh, incluindo, além do HU-Furg, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), o Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUAB-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB-UnB).

A atividade tem como objetivo promover, à distância, atualização do conhecimento técnico-científico na área da neonatologia, envolvendo o estudo da assistência ao recém-nascido no período neonatal. Também visa possibilitar o intercâmbio de experiências com diferentes serviços, visando a melhoria da qualidade da assistência neonatal e a capacitação de recursos humanos. Além disso, o SIG visa promover e aprofundar discussões no campo dos Direitos à Saúde, segundo as prioridades da Convenção dos Direitos da Criança, da ONU, e do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como nas questões sobre ética, economia e legislação em Saúde e Tecnologia. 

A sessão de abertura será em 17 de outubro, das 11h às 12h. As próximas datas deste SIG são: 21/11, 19/03, 16/04, 21/05, 18/06, 16/07, 20/08, 17/09, 15/10 e 19/11. Os profissionais do HU-Furg que desejarem participar dos SIGs devem procurar a pedagoga Beatriz Feijó, pessoalmente, nos ramais 341 (SADEP) e/ou 8818 (GEP), ou pelo e-mail: capacitacao.hufurg@ebserh.gov.br. 

Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou web conferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância. São oferecidos grupos em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área da saúde e em diversos níveis de formação profissional. Essa integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio dos SIGs é estimulada pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Acesse o endereço: http://rute.rnp.br/sigs e conheça os SIGs.

 

Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh