Notícias Notícias

Voltar

Cenpre/Furg realiza Seminário Multidisciplinar em Dependência Química

Saúde

Cenpre/Furg realiza Seminário Multidisciplinar em Dependência Química

Evento aborda prevenção e tratamento relacionados ao uso de substâncias psicoativas

Em 2019, o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos da Universidade Federal do Rio Grande - CENPRE/Furg completa 30 anos e, para celebrar, será realizado o Seminário Multidisciplinar em Dependência Química. O evento, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Anfiteatro do Campus Saúde, é organizado pelos profissionais que integram o Centro, interessados em discutir e divulgar as questões ligadas aos problemas relacionados ao uso de drogas e à dependência química. As fichas de inscrições e os valores para cada categoria estão disponíveis no endereço https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1122
 
O intuito da atividade é reunir pesquisadores, extensionistas, acadêmicos (alunos de graduação, pós-graduação, mestrandos, doutorandos e pós-doutores) e profissionais das áreas da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, com palestrantes convidados para discutir a dependência química sob a ótica da abordagem multidisciplinar. “O programa do evento foi cuidadosamente preparado, orientando os palestrantes convidados a incentivar as discussões sobre as necessidades, possibilidades e contribuições referentes a temática da dependência química, estimulando os profissionais a conhecer mais sobre o assunto, nortear o exercício profissional e estimular o aumento das equipes multidisciplinares na prevenção e no tratamento dos problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas”, destaca a coordenadora do CENPRE, Ana Baisch.
 
Confira a programação:
Sexta-feira - 22 de novembro 
08h – 13h: Credenciamento 
 
08h – 10h - Minicursos: 
- Pesquisa epidemiológica, com MSc. Renata Paulitsch (FURG) e MSc Lauro Demenech (FURG)
- Toxicologia social, com  Esp. Cristiane Guimarães (FURG), Dra. Quelen Garlet (FURG) e Msc. Sara Fernandes (FURG)
- Toxicologia: conceitos e aplicações na área forense, com MSc. Ronan Adler Tavella (FURG)
 
10h30 – 12h - Mesa redonda – Desafios na conjuntura brasileira sobre a política de drogas,  com o moderador: Maria Cristina Flores Soares (FURG) e os participantes: Flavio José Machado Resmini (Coordenação saúde mental SLS e Residência psiquiatria SLS); Alisson Saggiomo Juliano (Coordenadora Municipal de Políticas sobre Drogas/PMRG, Rio Grande/RS); Gabriel Figueiredo Cavalheiro Leite (Delegado de Polícia Federal, Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Rio Grande/RS); Jardel Fischer (PPG Saúde Coletiva UNISINOS / ABRAMD)
 
13h30 – 14h - Abertura oficial do Seminário de Comemoração aos 30 anos do CENPRE – Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo
 
14h30 – 16h - Palestra de abertura:  Maconha: vamos liberar? Com o convidado: Sergio Paula Ramos (Doutor em Medicina pela UNIFESP, Membro Titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Membro do CC da ABEAD)
 
17h – 18h30 - Mesa redonda – Abordagem multidisciplinar do tratamento da dependência química, com a moderadora: Catherine Lapolli (UFPel), com os participantes: Dinarte Ballester (Psiquiatra e chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HU-Furg/Ebserh); Liziane Goebel Casarin Jaekel (Assistente Social do HU-Furg/Ebserh e CENPRE/Furg) e Gabriela Lanzetta Haack (Psicóloga e Coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas RS)
 
Sábado – 23 de novembro
08h30 – 10h - Mesa redonda – Desafios para a formação no campo da Dependência Química, com o moderador: Fernando Amarante Silva e os participantes: Beatriz Franchini (Escola de Enfermagem – UFPEL); Elisabeth Schmidt (Instituto de Educação – FURG) e Obirajara Rodrigues (Faculdade de Medicina – FURG)
 
11h – 12h30 - Mesa redonda – Caminhos para a Prevenção em Dependência Química, com a moderadora:  Eli Sinnott Silva (FURG) e os participantes: Cláudia Degani Aguiar Silva (Coordenadora do CVV Rio Grande/RS); Michele Mandagará de Oliveira (Escola de Enfermagem – UFPEL) e Daniel Rodrigues Duarte Teixeira Corrêa (CAPS AD Rio Grande/RS)
 
12h30: Cerimônia de encerramento 
 
 
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
 
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
 
Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh