Notícias Notícias

Voltar

Lideranças do HU-Furg participam de eventos na Sede da Ebserh

ENCONTROS NACIONAIS

Lideranças do HU-Furg participam de eventos na Sede da Ebserh

Eventos reuniram representantes dos Hospitais Universitários Federais vinculados à Ebserh

Lideranças do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram de eventos realizado na Sede da Rede, em Brasília.

 

1º Encontro de Hotelaria Hospitalar

O evento foi realizado de 16 a 17 de outubro, com o objetivo foi fortalecer os serviços que envolvem hotelaria hospitalar, com trocas de experiências, apoio mútuo e potencialização de ações. Além da apresentação de temas relevantes para a Rede e para a melhoria da qualidade dos processos, houve a sessão de pôsteres sobre melhores práticas em hotelaria hospitalar, espaço de explanação em plenária e reunião de grupos técnicos de trabalho para a geração de produtos de alto impacto. A chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do HU-Furg, Alexandra Rocha Rodrigues, participou do evento e apresentou o pôster “Otimização de processos para redução de custos”, mostrando o trabalho realizado no HU.

 

Encontro dos Gerentes de Atenção à Saúde 

Discutir temas relacionados à atenção à saúde, relevantes ao funcionamento em rede, a partir da apresentação de experiências exitosas ou situações desafiadoras vivenciadas em cada unidade hospitalar. Esse foi o objetivo do Encontro dos Gerentes de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, realizado de 29 a 30 de outubro, com a participação do gerente de Atenção à Saúde do HU-Furg, Fábio de Aguiar Lopes.

O presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Oliveira, reforçou o papel da Ebserh no atendimento à saúde das pessoas mais necessitadas do país. “Cumprimento os profissionais que aqui estão pelo trabalho que estão fazendo pelo Brasil afora, sabendo que nós [Ebserh] trabalhamos a parte mais frágil da sociedade. Com o trabalho de todos, poderemos melhorar as condições nos hospitais”, declarou.  Participam do encontro os 37 gerentes da rede, profissionais da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), gestores e dirigentes da instituição. Para o diretor de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Giuseppe Gatto, a importância do evento se reflete na melhoria da qualidade ao usuário. “Estamos discutindo processos e modelos de atuação com o objetivo de qualificar a assistência. Mais do que ‘o que fazer’, os participantes desse encontro irão colaborar no ‘como fazer’, ou seja, como melhorar nosso atendimento”, afirmou.

 

Encontro de Estratégia e Excelência Operacional 

O Encontro de Estratégia e Excelência Operacional, reuniu, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, os profissionais da Vice-presidência da instituição, representantes das diretorias e os chefes de Unidade de Planejamento dos hospitais da Rede Ebserh. Do HU-Furg, participou o chefe de Unidade de Planejamento, Rogério de Castro Marques. O objetivo do evento foi discutir as estratégias e os caminhos para alcançar e excelência nos serviços prestados pela Rede Ebserh. Dentre os assuntos discutidos, estão a nova metodologia para a elaboração dos Planos Diretores Estratégicos – que orienta os próximos passos de cada unidade –, excelência operacional na área da saúde, gestão da inovação corporativa, aplicação eficiente de recursos, proposta de nova padronização para a estrutura organizacional dos hospitais, desempenho das unidades e planejamento para o ano de 2020.

O presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, destacou a atividade como etapa fundamental para que qualquer projeto atinja seus objetivos. “Como podemos melhorar o quadro em que atuamos? Precisamos fazer um bom planejamento para empregar muito bem os nossos recursos e alcançar os nossos objetivos. Com uma boa preparação podemos fazer mais com menos”, disse. Ferreira salientou ainda que os planejamentos dos próximos anos deverão ser definidos até o mês de abril do ano anterior. “Vamos finalizar essa etapa para 2020 até o dia 30 de novembro. Mas no próximo ano, finalizaremos o planejamento de 2021 até o mês de abril, que é a data limite para entrar no orçamento da União do ano subsequente”, declarou.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

Imagens: