Notícias Notícias

Voltar

I Seminário de Ensino do HU-Furg reuniu acadêmicos, docentes e preceptores

Qualificação

I Seminário de Ensino do HU-Furg reuniu acadêmicos, docentes e preceptores

Evento discutiu temáticas diversas

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu o I Seminário de Ensino de Graduação, Pós-Graduação e Preceptoria. O evento foi realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no Anfiteatro Professor Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, reuniu docentes, preceptores e estudantes de graduação e pós-graduação da área da Saúde. 

Conforme a coordenadora do evento e chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-Furg, Camila Barcelos, o Seminário objetivou proporcionar um espaço de dialógico para a discussão de temas relevantes à integração ensino-serviço e à formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como protagonistas acadêmicos, pós-graduandos, egressos, preceptores e docentes do HU-Furg.

A mesa de abertura foi composta por autoridades da Furg e do HU: a diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Sibele Da Rocha Martins, representando Reitora da Furg Cleuza Maria Sobral Dias; a superintendente do HU-Furg/Ebserh, Sandra Crippa Brandão; a diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Gionara Tauchen, representando o Pró-reitor, Eduardo Secchi;  o diretor da Faculdade de Medicina (FaMed/Furg), Obirajara Rodrigues; o diretor da Escola De Enfermagem (EEnf/Furg), Edson Barlem; a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Furg, Marilice Magroski; e a coordenadora do evento e chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-Furg, Camila Barcelos.

Durante o Seminário, foram discutidas as temáticas: Contexto das Residências em Saúde no Brasil, Competências para o Exercício da Preceptoria, Cuidado Emocional ao Discente: Programa Saúde Acadêmica HU-Furg/Famed/EEnf, Integração Ensino-Serviço-Comunidade, Panorama de Atuação das Ligas Acadêmicas no HU-Furg, Currículo Híbrido: A inserção da Simulação Clínica, Mudança Curricular nos Cursos de Medicina e Enfermagem da Furg, A Multidisciplinaridade e a Integração de Programas de Residências, A Residência na Perspectiva do Egresso e Intercâmbio: A experiência da Clev/Famed/Furg. 

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh