Notícias Notícias

Voltar

Enfermeiro do HU-Furg participa de e-book lançado durante a SBEn

Enfermagem

Enfermeiro do HU-Furg participa de e-book lançado durante a SBEn

Material está disponível no site da ABEn

Durante o encerramento da 81ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), o Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica (DCEG-Nacional) lançou o E-book “Enfermagem Gerontológica no Cuidado ao Idoso em tempos da covid-19” (clique aqui). O enfermeiro Matheus Souza Silva, profissional do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é um dos autores do capítulo “Pessoas idosas com covid-19 em ambientes de cuidados críticos”. 

O profissional destaca que o capítulo objetivou “refletir sobre os desafios para a enfermagem nos cuidados aos pacientes idosos com a covid-19 em ambientes de cuidados críticos”. Matheus atua no HU-Furg há dois anos, atualmente está ligado à na Unidade de Regulação Assistencial (GAS-URA), e é membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica Nacional e do Rio Grande do Sul.

A SBEn é realizada, anualmente, de 12 e 20 de maio e é promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Em 2020, a temática foi “Qualidade em Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS”. De acordo com a Associação, este é um ano importante para a enfermagem, pois está sendo comemorado o bicentenário de Florence Nightingale, a Dama da Lâmpada e enfermeira da modernidade, e houve a indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2020 como o “Ano Internacional da Enfermagem e da Enfermeira Obstétrica“.   

A SBEn foi realizada de forma virtual, por meio de lives, disponíveis no canal do Youtube da ABEn Nacional (clique aqui).

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh