Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg inicia testagem rápida para profissionais da Saúde

Coronavírus

HU-Furg inicia testagem rápida para profissionais da Saúde

O público-alvo são os profissionais do HU-Furg e da Santa Casa

Na quinta-feira, 28 de maio, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou a testagem rápida para os profissionais da área da saúde que atuam no próprio Hospital e na Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande (Santa Casa). O procedimento é realizado conforme a Nota Informativa 10 COE/SES-RS, de 29 de maio de 2020, que dispõe sobre a Vigilância da Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionada à infecção humana pelo Covid-19, sistemas de notificação, rede laboratorial e estratégias de testagem. 

Conforme define a Nota Informativa, esse tipo de testagem imunológica (teste rápido ou sorologia clássica para detecção de anticorpos) é uma investigação laboratorial, realizada em caso suspeito de SG ou SRAG, com resultado positivo para anticorpos IgM e/ou IgG, em amostra coletada (sangue) após o décimo dia de início dos sintomas. O resultado é obtido em até 30 minutos. No HU-Furg, o trabalho é coordenado pela Unidade de Vigilância em Saúde, ligada à Gerência de Atenção à Saúde, que esclarece que os profissionais das duas unidades hospitalares podem ser testados desde que preencham os critérios: estar assintomático e ter sido exposto a contato com casos suspeitos e/ou confirmados de covid-19. A atividade também conta com a parceria do Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia (SAE Infectologia) do HU-Furg.

As possibilidades de exposição, consideradas para a investigação, são a domiciliar e a profissional. Se a exposição for domiciliar, o teste será realizado após o 14º dia do início dos sintomas da pessoa sintomática (com ou sem coleta de exame para covid-19) com quem o profissional teve contato. Cabe salientar que é considerado sintomático quem apresentar Síndrome Gripal, com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. Já, se a exposição for profissional (no mesmo ambiente de trabalho, sem uso correto de Equipamento de Proteção Individual - EPI, contato próximo e continuado na mesma sala, dormitório ou veículo de trabalho), a coleta será realizada após o 14º dia do último contato com o caso confirmado

Nos três primeiros dias de testagem, foram coletadas 33 amostras, sendo todos os resultados negativos, ou seja, nenhuma amostra detectou o vírus SARS-CoV-2. Os testes rápidos foram adquiridos por meio de um convênio com o Ministério Público Federal (MPF), que disponibilizou os recursos para realizar a compra.

O teste rápido é realizado no andar térreo do Prédio Anexo, acesso 7, de segunda-feira a sexta-feira, conforme agendamento: para os colaboradores do HU-Furg, das 09h às 12h, e para os profissionais da Santa Casa, das 14h às 17h. Para realizar a coleta, o funcionário deve preencher os critérios citados acima, depois entrar em contato com a chefia imediata, para preencher o Termo de Indicação de Teste Rápido para Investigação covid-19 (TRI). O agendamento da testagem é feito pela chefia, mediante contato telefônico com a Unidade de Vigilância em Saúde do HU-Furg, pelo telefone (53) 3233.0292.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh