Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg disponibiliza 10 leitos de enfermaria para covid-19

Coronavírus

HU-Furg disponibiliza 10 leitos de enfermaria para covid-19

A área atenderá exclusivamente pacientes suspeitos ou infectados pelo vírus

Devido ao avanço da pandemia de covid-19 em Rio Grande e Região, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), decidiu abrir antecipadamente 10 dos 20 leitos da nova Enfermaria Covid-19. O início do funcionamento da unidade estava previsto para ocorrer no final de julho, mas com os esforços das equipes do Hospital, foi possível redistribuir os profissionais e retirar de algumas unidades equipamentos que contribuíram para operacionalizar metade dos leitos. Para equipar o espaço, o HU-Furg adquiriu 20 ventiladores pulmonares que chegaram no início do mês de julho. No entanto, a abertura de todos os leitos depende da entrega de equipamentos complementares, que foram comprados na semana passada por meio de doação da empresa Yara Brasil. 

Com o início do atendimento na Enfermaria Covid-19, na manhã desta terça-feira (21/07), os pacientes internados no HU-Furg estão sendo realocados para a nova área, deixando o Serviço de Pronto Atendimento Covid-19 (Acesso 02) liberado para os atendimentos de urgência e emergência de pacientes suspeitos ou infectados pelo novo coronavírus. Para o deslocamento interno, a estrutura foi organizada de modo que um dos elevadores, próximo ao SPA Covid-19, tem ligação direta com a Enfermaria Covid-19, sem que os pacientes e profissionais tenham acesso a outros elevadores ou áreas do Hospital, o que minimiza o risco de contágio e contaminação interna. De acordo com a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, “esses 10 primeiros leitos estão sendo colocados em funcionamento de forma emergencial, para atender à crescente demanda de nosso município e Região. Mas, na próxima semana, o HU-Furg deve receber e testar o restante dos equipamentos para aparelhar mais 10 leitos, totalizando 20, que terão capacidade de atender pacientes com covid-19 e que possam necessitar de cuidados semi-intensivos”. 

Os investimentos na Enfermaria Covid-19 foram custeados pela Ebserh, totalizando R$ 1,6 mi (obra, ventiladores pulmonares e exaustores), e pela doação da empresa Yara Brasil, para aquisição de equipamentos complementares, no valor de R$ 750 mil. Para ofertar os leitos covid-19, foi realizada a adequação da Unidade de Clínica Cirúrgica, dotando a área de ventiladores pulmonares e demais equipamentos que permitem o monitoramento dos pacientes. 

Para o enfrentamento à pandemia, o HU-Furg, além da Enfermaria Covid-19, conta com oito leitos do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), quatro leitos de UTI Pediátrica, e com o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia, que processa testes (tipo RT-PCR) para covid-19. 

 

Sobre a Infraestrutura da Enfermaria Covid-19

A área da Enfermaria Covid-19 é de 507m², foi segmentada do restante do andar por meio de barreiras físicas, e conta com diversos ambientes: nove quartos, cada um com campainha de emergência e banheiro; posto de Enfermagem, com a Central de Monitoramento dos leitos; copa, descanso e banheiros para a equipe assistencial; depósito; almoxarifado; expurgo; bem como área de guarda, higienização e descarte de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). Ressaltando que as portas de acesso aos quartos possuem proteção em inox, visor e fechamento automático, para dar praticidade e segurança aos profissionais e pacientes.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

Imagens: