Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg oferece teleatendimento de Educação Física

Coronavírus

HU-Furg oferece teleatendimento de Educação Física

Ação é voltada aos pacientes do Programa de Reabilitação Física e do SAE Infectologia

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está oferecendo teleatendimento de Educação Física para pacientes que fazem parte do Programa de Reabilitação Física, oferecido pelo Ambulatório de Educação Física do HU-Furg. O serviço foi implantado em julho de 2020, em virtude da restrição de acesso ao Hospital devido à pandemia de covid-19. O objetivo é manter os pacientes ativos e, com o uso das plataformas digitais, oferecer treinos individualizados.

A iniciativa foi idealizada pela residente Juliana Quadros Santos Rocha, vinculada ao programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS) e pelas profissionais de Educação Física, ligadas à Unidade de Reabilitação, Lucélia Medeiros Lúcio, Silvia de Quadro Dorneles e Thaís Farias Collares. As profissionais fazem contato telefônico com os pacientes para verificar se há interesse em dar continuidade ao acompanhamento de forma remota. A partir desse levantamento, são realizadas avaliações para apontar o atual estado de saúde de cada paciente, bem como a equipe elabora os treinos individualizados que são encaminhados via aplicativo de mensagens (WhatsApp). As fichas são compostas por orientações escritas, fotos e links de vídeos com demonstração da execução dos exercícios. As fotos e os vídeos são produzidos pelas profissionais do Hospital. 

Para aprimoramento do trabalho, por intermédio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), foi fornecido aos profissionais um celular que está sendo utilizado para a realização dos atendimentos.

 

Ampliação no atendimento
Atualmente, o projeto foi ampliado e contempla, também, os pacientes pós-alta hospitalar e captados no Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE Infectologia) do HU-Furg, pois ocorreu recentemente a inserção do profissional de Educação Física no SAE. De acordo com o relato das profissionais, “o projeto vem apresentando resultados bastante satisfatórios no que diz respeito à adesão dos participantes, bem como impactando positivamente o dia a dia dos pacientes”.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh