Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg disponibiliza Intranet a seus colaboradores

Intranet

HU-Furg disponibiliza Intranet a seus colaboradores

A rede é utilizada para compartilhar documentos elaborados na Instituição

Intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva, normalmente, utilizada para a comunicação entre os colaboradores de uma instituição. A intranet é semelhante à Internet, mas não é a Internet, pois é caracterizada pelo acesso exclusivo aos membros da instituição que a mantém. No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Intranet é utilizada para compartilhar documentos: formulários, planilhas, protocolos, procedimentos operacionais padrão (POPs) e afins.

A Intranet do HU-Furg foi viabilizada pela Ebserh e organizada de acordo com o organograma institucional, que na intranet são nomeadas “Áreas do HU-FURG”, nesta ordem: GAS, GAD, GEP, Superintendência e Comissões/Grupos/Núcleos. Os documentos disponíveis foram padronizados de acordo com as orientações da Rede Ebserh, sendo que novos modelos estão em fase de testes. A Norma Operacional que dispõe sobre a elaboração, padronização, controle, distribuição/divulgação e hierarquia dos documentos da qualidade do Hospital está em trâmite para aprovação na Sede da Ebserh. O objetivo da norma é manter a qualidade e a clareza das informações necessárias para a execução dos serviços e assegurar a devida revisão e aprovação. 

A norma serve de base para o trabalho do Setor de Gestão da Qualidade e da Segurança do Paciente (a ser implementado) e de apoio para as Comissões de Documentação Médica e Estatística (CDME) e de Revisão e Implantação de Procedimentos Operacionais Padrão e Protocolos Clínicos (popularmente chamada de Comissão dos POPs). A CDME é de natureza técnico-científica permanente e tem por finalidade, dentre outras, ordenar a formulação de diretrizes para a escolha e adoção de impressos a serem utilizados na composição dos prontuários do paciente atendido no HU-Furg, ou seja, todos os formulários, planilhas, tabelas e afins.  A Comissão dos POPs é um órgão de assessoria e visa o desenvolvimento de ações para auxiliar a revisão e a implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão e Protocolos Clínicos Hospitalares, com o compromisso de oferecer qualidade na assistência e otimizar os recursos.  Os materiais para análise e validação podem ser enviados para os e-mails: pop.hufurg@ebserh.gov.br ou cdme.hufurg@ebserh.gov.br. Em breve, os novos modelos de documentos estarão disponíveis a todos os profissionais do HU-Furg, bem como as normativas de elaboração.

A intranet do HU-Furg está acessível a qualquer colaborador do Hospital no endereço: http://intranet.ebserh.gov.br/meu-hospital/hu-furg ou pelos atalhos/links, um no site e outro no Sistemas HU, ambos situados no canto superior esquerdo, item “Acesse os POPs”. O acesso deve ser realizado em qualquer dispositivo (computador, tablete ou celular) ligado à rede do HU-Furg. Não é possível acessar por meio da rede móvel de dados ou outras redes de fora do Hospital. 

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh