Notícias Notícias

Voltar

Sala de Apoio ao Aleitamento Materno do HU-Furg é revitalizada

ALEITAMENTO MATERNO

Sala de Apoio ao Aleitamento Materno do HU-Furg é revitalizada

Espaço visa incentivar a continuidade da amamentação e a doação de leite humano

No início de novembro, foi concluída a obra de revitalização da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O espaço é voltado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno para as mamães trabalhadoras do HU-Furg ou da comunidade que estejam com seus filhos internados no Hospital ou que queiram doar leite ao nosso Banco de Leite Humano ou, ainda, esclarecer suas dúvidas sobre amamentação. 

O local foi revitalizado e mobiliado com refrigerador para armazenar o leite materno, poltronas individuais, armário guarda-volumes e televisão para atividades educativas, além de possuir banheiro próprio. As melhorias tornaram a sala em um ambiente tranquilo, confortável e privativo, permitindo a adequada acomodação da mamãe, sem interrupções e interferências externas, bem como viabilizam a retirada e o armazenamento do leite de maneira adequada e segura. A obra foi gerenciada pela Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar e pela Unidade de Comunicação Social do HU-Furg e realizada com recursos provenientes do Ministério Público Federal (MPF), mediante acordo firmado com a Associação das Amigas do HU.

A Sala de Apoio ao Aleitamento Materno é certificada pelo Ministério da Saúde e ligada ao Banco de Leite Humano (BLH) do HU-Furg. O BLH é o único do sul do Rio Grande do Sul e iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, sendo implementado em 2007. Diariamente, a equipe do BLH atende demandas das UTIs Neonatal e Pediátrica do HU-Furg, por isso a doação de leite humano é fundamental para a recuperação das crianças internadas. Podem ser doadoras de leite, as mulheres que estejam amamentando e que tenham a carteira de pré-natal ou exames recentes. As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite do HU-Furg, de segunda a sexta-feira (inclusive feriados), das 8h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 18h. As coletas em casa podem ser agendadas pelo telefone (53) 3233.8880 – as mães devem seguir as orientações dadas pela equipe responsável pelo BLH.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh