Notícias Notícias

Voltar

UCM e Sadep lançam o projeto “Conta pra gente”

Capacitação

UCM e Sadep lançam o projeto “Conta pra gente”

O objetivo é promover rodas de conversa virtuais e discutir diferentes temáticas

A Unidade de Clínica Médica (UCM) e o Serviço de Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas (SADEP), ligados, respectivamente, à Gerência de Atenção à Saúde ligado e à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançam o projeto “Conta pra gente”.  A iniciativa visa aproximar os colaboradores do HU-Furg, reunir pessoas com interesses em comum, bem como discutir temáticas relacionadas ao trabalho e à vida dos profissionais que atuam no HU nesse momento de pandemia de covid-19.
 
Serão realizadas rodas de conversa virtuais, na plataforma Microsoft Teams, acessível via computador ou celular (aplicativo gratuito e disponível nas lojas de aplicativos). De acordo com os idealizadores do projeto, haverá uma atividade semanal, com a participação de um profissional especialista no tema escolhido e a mediação do psicólogo organizacional, Frederico Moreira, e da pedagogae chefe da Unidade de Websaúde, Beatriz Pereira Feijó, ambos ligados ao Sadep. A ação é aberta a todos os profissionais do HU-Furg e pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/31DhMyU, ou, para aqueles que não puderem assistir em tempo real e mesmo assim tiverem interesse, no SEI processo 23764.009292/2020-61 e na aba Materiais, em Covid-19 - clique aqui.
 
As temáticas a serem aprofundadas no mês de agosto são:
13/08, às 14h: Ventilação Mecânica, com o fisioterapeuta José Sidney Dias Junior;
20/08, às 14h: Propósito: Trabalho e Resiliência, com o psicólogo organizacional Frederico Moreira.
27/08, às 14h: Assistência ao Paciente Adulto com covid-19, com o cardiologista César Pereira Júnior.
 
Em Setembro, a agenda é: 
  • 03/09, 14h: Uso das tecnologias de apoio no paciente adulto, com as terapeutas ocupacionais Ananda Fernandes, Ana Cristina Bertasi e Thaís Costa;
  • 10/09, 14h: Alterações neuropsiquiátricas da Covid-19, com os psiquiatras Dinarte Ballester, Nicolle Roswag Gonçalves e Ana Paula Pereira Neto Barbosa;
  • 17/09, 14h: Biossegurança em tempos de coronavírus: prevenindo a transmissão de covid-19, com a enfermeira do trabalho, Fábia Aparecida Alves De Souza, e o médico do trabalho, Fábio Rossettini;
  • 24/09, 14h: Emergências Cardiológicas, com a enfermeira Lisa Antunes Carvalho.
 
As temáticas previstas são questões técnicas sobre assistência ao paciente covid-19, demandas emocionais apresentadas neste momento de pandemia e temas diversos, de acordo com as sugestões dos colaboradores. Os interessados em atuar como ministrante ou enviar sugestões de temáticas podem encaminhar e-mail para capacitacao.hufurg@ebserh.gov.br ou conversar com a chefe da UCM, Carolina Santos, ou com a pedagoga Beatriz Feijó.
 
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
 
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
 
Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh