Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg promove capacitações para profissionais da saúde

Qualificação

HU-Furg promove capacitações para profissionais da saúde

Cursos internos visam qualificar a atuação dos colaboradores

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo uma série de capacitações voltadas, principalmente, para os profissionais que prestam assistência aos pacientes. Confira:

 

Emergências Pediátricas

A capacitação em Emergências Pediátricas está em desenvolvimento e é voltada aos enfermeiros, técnicos de Enfermagem e médicos do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), da Pediatria e das UTI Pediátrica e Neonatal. O curso é realizado em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, até o dia 14 de junho, totalizando 20 horas. O objetivo da capacitação é atualizar os profissionais no atendimento de urgências e emergências pediátricas no HU-Furg/Ebserh, desde a abordagem diagnóstica, cuidados assistenciais até a melhor intervenção terapêutica. O curso é ministrado enfermeira especialista em Terapia Intensiva Pediátrica, Sabrina dos Santos Pinheiro, ligada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e profissional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

 

Hemorragias Digestivas

32 profissionais do SPA - médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em Enfermagem - também foram capacitados em hemorragias digestivas. O objetivo da ação é melhorar o diagnóstico, o tratamento e as condutas no atendimento das hemorragias digestivas altas varicosas e não-varicosas, bem como das hemorragias digestivas baixas. Foram quatro horas de curso.

 

Higienização das mãos

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ligado ao Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, está promovendo atividades educativas de prevenção de infecções por meio da higienização das mãos. O intuito da atividade é conscientizar sobre a importância da higiene de mãos no ambiente hospitalar. Pois, a higiene de mãos é uma medida simples e essenciais para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde, conforme recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação segue o cronograma: UTI Neonatal - 27 e 28 de maio; Centro Obstétrico - 04, 05 e 10 de junho; UTI Pediátrica - 10 e 11 de junho; Unidade de Diagnóstico por Imagem – 17 de junho e Laboratório de Análises - 17 e 18 de junho. O SCIH prevê a realização da ação educativa nas outras unidades de internação do HU-Furg, em datas a serem divulgadas. 

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh

Imagens: