Notícias Notícias

Voltar

UTI Neonatal promove jornada sobre prematuridade no HU-Furg

Prematuridade

UTI Neonatal promove jornada sobre prematuridade no HU-Furg

O evento visa compartilhar informações relacionadas aos bebês prematuros

A UTI Neonatal do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove a Jornada da Prematuridade. O evento é alusivo ao Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade, em especial, o dia 17 de novembro em que é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. 

A Jornada será realizada em 18 de novembro, das 8h às 17h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. As inscrições são gratuitas, até o dia 15 de novembro, pelo endereço eletrônico: https://bit.ly/2NshDap. O público-alvo são os profissionais e acadêmicos da Área da Saúde, bem como a comunidade em geral. O objetivo do evento é compartilhar informações e esclarecer as dúvidas em relação à prematuridade, bem como sobre os fatores de risco e os cuidados com o desenvolvimento do recém-nascido. A atividade é composta por palestras, oficina e mesa-redonda, com a equipe multiprofissional da UTI Neonatal. 

 

Prematuridade
Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes de completar 37 semanas de gestação. No Brasil, o nascimento de bebês prematuros corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde, confirmados pela UNICAMP em 2014.

 

Confira a programação
8h: Abertura, com a Enfermeira Marilia Sarturi e Técnica em Enfermagem Lidiane Costa  
8h20: Conhecendo a Prematuridade / Fatores de Risco, com as Pediatras Carla Conetet, Marilice Magroski e Flavia Brião e a residente Marina da Silveira
9h30: Coffee Break
10h: A Importância da Psicologia junto a família, com a Psicóloga Simone Parodes 
10h30: Oficina de Shantala, com a Enfermeira Géssica Borges Vieira e a Técnica em Enfermagem Marivone Nunes da Rosa

12h: Intervalo para Almoço

13h30: A importância da Fisioterapia Motora e Respiratória em Recém-nascido Prematuro, com a Fisioterapeuta Adriane Zago Vieira 
14h30: Aleitamento Materno, com as Fonoaudiólogas Joice Rosa de Araújo e Cecília Almada 
15h30: Coffee Break
16h: Terapia Ocupacional no Desenvolvimento do Recém-nascido Prematuro, com as Terapeutas Ocupacionais Jodéli Pommerehn e Thais Rosa Costa
17h: Encerramento, com a Enfermeira Renata Novo

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh