Notícias Notícias

Voltar

19 médicos receberam certificado de conclusão da Residência Médica no HU-Furg

Residência Médica

19 médicos receberam certificado de conclusão da Residência Médica no HU-Furg

A solenidade reuniu formandos, autoridades, amigos e familiares

Foi realizada, no dia 24 de janeiro, a entrega dos certificados de conclusão do Programa de Residência Médica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) aos 19 formandos das especialidades: Anestesiologia (3), Cirurgia Geral (4), Clínica Médica (3), Medicina de Família e Comunidade (3), Obstetrícia e Ginecologia (1), Ortopedia e Traumatologia (2) e Pediatria (3). 

A solenidade ocorreu no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, e contou com a presença das seguintes  autoridades: a Diretora de inovação Técnológica (Propesp/FURG), Danúbia Bueno Espíndola, representando a reitora da FURG; a Superintendente do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg/Ebserh), Sandra Crippa Brandão; o diretor da Faculdade de Medicina (FaMed/Furg), Obirajara Rodrigues; o coordenador da Residência Médica (Coreme), Guilherme Brandão Almeida; e a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Furg/Ebserh, Marilice Magroski. Também compareceram à cerimônia, docentes e preceptores da FaMed e do Programa de Residência Médica, bem como familiares e amigos dos formandos.

A formanda Maria Emília Prata de Sene Oliveira foi a oradora da turma e destacou o envolvimento e comprometimento dos médicos nos dois ou três anos da residência. “Foi um período de renúncia, estudos e trabalho. Passamos mais tempo dentro do HU do que dentro de nossas casas, passamos mais tempo com nossos pacientes do que com a família, mas aqui achamos nossa casa, amigos e apoiadores. Então este é o momento de agradecer aos colegas e mestres pela paciência em acompanhar e a humildade em ensinar”, disse Emília. A gerente da GEP, Marilice, coordenador da Coreme, Guilherme, e o diretor da FaMed, Obirajara, em seus discursos, fizeram memória da acolhida dos médicos e da trajetória de crescimento desenvolvida pelos formandos em suas áreas. A superintendente do HU-Furg, destacou a importância da residência médica “para a formação de novos profissionais, para a sociedade e para os hospitais universitários que são geridos 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”. A representante da reitoria da Furg, Danúbia, também saudou a todos os presentes: “formandos, familiares, amigos e profissionais envolvidos em todo o processo formativo e que conduzem o ensino da área da Saúde de uma forma tão brilhante e competente”.   

A Residência Médica, é um curso lato sensu, oferecido a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e tem duração de dois ou três anos, dependendo da especialidade. No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a administração dos programas de Residência Médica é feita pela Comissão de Residência Médica (COREME), sob a coordenação de Guilherme Brandão Almeida. Anualmente, o Programa de Residência Médica realiza seleções através no site: https://siposg.furg.br/residencia/.


Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educa-ção (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmen-te, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hos-pitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh