Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg lança Teleamamentação

Doação de Leite Humano

HU-Furg lança Teleamamentação

O serviço visa orientar as mães e o agendamento das doações de leite humano

Para celebrar o Dia da Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lança o Teleamamentação. A iniciativa visa agendar as coletas de leite humano e orientar as mães que amamentam e estão com dúvidas ou dificuldades neste momento de restrição de acesso ao Hospital, em razão da pandemia de covid-19.

O Teleamamentação pode ser acessado pelo número (53) 99947.3732 e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Durante esse horário, as mães podem mandar mensagens, fazer chamadas ou, até mesmo, videochamadas, podendo utilizar o WhatsApp. O atendimento é realizado pelos profissionais do BLH que esclarecem e orientam as mães. O Teleamamentação foi viabilizado com a doação de aparelho celular, realizada pelo Partage Shopping.

De acordo com a coordenadora do BLH, Grace Santos, pelo Teleamamentação as mães podem tirar dúvidas sobre dificuldades na amamentação (na pega, fissuras nas mamas, ingurgitamento, relactação, entre outros), dúvidas durante a gestação em relação a amamentação, bem como formas de doação e agendamento da coleta. Grace salienta que atualmente o Banco de Leite recebe a doação de 23 litros de leite por mês, sendo que a necessidade é de 80 litros mensais. Ela ainda lembra que todo o processo de doação é seguro e que o BLH do HU-Furg atende toda a determinação dos órgãos competentes, orientando as doadoras sobre os cuidados que devem ser tomados para realizar a doação.  “Primamos pela saúde das mães e pela qualidade e segurança do leite pasteurizado para bebês prematuros”, enfatizou Grace. No dia 19 de maio, durante a coleta externa, as doadoras receberão um kit, contendo sabonete líquido, máscara e um cartão de agradecimento. 

Vale ressaltar que o leite doado ao HU-Furg alimenta bebês prematuros, de baixo peso ou que estão em tratamento de patologias diversas na Maternidade, Pediatria e nas UTIs Neonatal e Pediátrica. Devido à pandemia de covid-19, as coletas internas de leite humano estão restritas às mães que possuem bebês internados, e as coletas externas são realizadas nas terças-feiras, conforme cadastro e orientações do BLH. Podem ser doadoras de leite, as mulheres que estejam amamentando e que tenham a carteira de pré-natal ou exames recentes. As doações são realizadas mediante pré-cadastro via teleamamentação ou pelo telefone (53) 3233.8880.

No Brasil, Dia da Doação de Leite Humano foi instituído pela Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015, e objetiva o estímulo a doação de leite materno, a promoção de debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, bem como a divulgação dos bancos de leite humano nos estados e nos municípios.

 

Banco de Leite Humano (BLH)

O BLH é o único banco do sul do Rio Grande do Sul e iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, e foi inaugurado em dezembro de 2006. Desde 2013, o BLH submete seu trabalho à avaliação da Rede Global de Bancos de Leite Humano e vem sendo certificado por seu desempenho.  A equipe realiza a coleta interna e externa, o processamento, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano de acordo com demanda interna. Grace salienta que “o leite humano cru é usado apenas de mãe para filho, mas quando é pasteurizado, pode ser distribuído para todos que precisam”.

O BLH oferece, gratuitamente, orientações sobre a amamentação e seus benefícios; realiza atendimentos e auxilia com as dificuldades na amamentação (dificuldades na pega, fissuras nas mamas, ingurgitamento, relactação); faz visita domiciliar para coleta de leite materno, além de coletar, processar, controlar a qualidade e a distribuição de leite humano cru e pasteurizado, de acordo com a demanda das unidades internas do HU-Furg.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh