Notícias Notícias

Voltar

Laboratório do HU-Furg volta a processar testes que detectam covid-19

Coronavírus

Laboratório do HU-Furg volta a processar testes que detectam covid-19

Kits de extração foram disponibilizados pelo Lacen

A semana começa com uma boa notícia para Rio Grande e Região, o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu os insumos necessários para processar os testes para covid-19, tipo RT-PCR. A testagem estava suspensa em virtude da falta de repasse de kits de extração. A retomada só foi possível após o recebimento do material disponibilizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), do qual o HU-Furg faz parte como rede de apoio.  

O Ladi recebeu kits para o processamento de duas mil amostras, o suficiente para realizar testagens por cerca de um mês. O Laboratório é referência para o processamento de amostras de casos suspeitos de Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de óbitos SRAG de 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Rio Grande do Sul (3ª CRS/SES/RS). 

Desde sua inauguração, em 09 de junho de 2020, o Ladi vinha processando as amostras com kits de extração adquiridos com recursos da Furg. Foram processados 3,2 mil testes para identificação do novo coronavírus (tipo RT-PCR), com resultados em até 48 horas. É importante ressaltar que, em alguns casos, é realizada mais de uma análise por paciente, repetindo o teste em uma mesma amostra para dar um diagnóstico.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh