Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg recebe aluno de intercâmbio da Suíça

Ensino

HU-Furg recebe aluno de intercâmbio da Suíça

Estudantes de outros cinco países já estão inscritos no Programa

O Programa de Intercâmbio Nacional e Internacional para Acadêmicos de Medicina do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, em abril, o suíço, Aristide Prodolliet, estudante da Universidade de Lausanne. Ele é o sexto aluno a participar do Programa, que já recebeu acadêmicos de Medicina da Bolívia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Maranhão e Paraíba. Para o segundo trimestre deste ano, o Hospital já tem confirmado o intercâmbio de alunos do Brasil, Canadá, Alemanha, Rússia e Colômbia. 

Para Prodolliet, que participou do estágio na área de Traumatologia, a experiência foi enriquecedora. “No HU-Furg fui muito bem recebido e participei na prática das atividades do Hospital, o que ampliou meus conhecimentos, já que na Suíça é mais abordada a teoria. Fiquei muito surpreso com a capacidade que os médicos brasileiros têm de se adaptarem frente às situações diversas, sempre achando solução para os problemas. Também me chamou a atenção que no Brasil os hospitais contam com menor quantitativo de pessoal e de tecnologia, mas, mesmo assim, conseguem atender a população. Com certeza retorno com uma nova visão da Medicina”, observou o estudante.

Lançado em janeiro deste ano o Programa de Intercâmbio tem como objetivos a qualificação curricular, ganho acadêmico e ampliação da rede de contatos, além do desenvolvimento de habilidades médicas, de comunicação e liderança, oferecendo uma formação complementar mais humanizada. O Programa permite ao estudante de medicina vivenciar sistemas de saúde em outras realidades, sempre preservando os valores de melhoria social. Os intercâmbios possuem um período de até quatro semanas, possibilitando complementar o período não letivo.

As vagas de intercâmbio, num total de 60 este ano, são oferecidas através da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-Furg, que conta com o apoio da Coordenação Local de Estágios e Vivências (Clev), que tem como objetivo promover intercâmbios para os estudantes de Medicina, na Furg. As vagas são divididas nas áreas de Infectologia, Anestesiologia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Traumatologia.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh