Notícias Notícias

Voltar

Lideranças do HU-Furg participam de encontro do Fiel

Capacitação

Lideranças do HU-Furg participam de encontro do Fiel

Evento discutiu negociação e liderança

A tarde do dia 29 de julho, foi dedicada a desenvolver a capacidade de negociação e liderança das chefias do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no terceiro encontro do programa de Formação Institucional em Excelência em Liderança (Fiel). No evento, foi proposto uma mesa de negociação simulada, apresentando um tema fictício, na área de saúde, para discussão entre os participantes que assumiram diferentes papéis, representando órgãos públicos, pacientes e a diretoria de um hospital.

A integrante da Comissão Organizadora do Fiel e chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-Furg, Camila Barcelos, responsável pela condução da mesa de negociação, observou que as situações simuladas de problemas reais vivenciados no cotidiano do HU e de outras instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) são extremamente relevantes para desenvolver competências no líder para enfrentar os conflitos e problemas do mundo real. “O momento permite além de vivenciar a situação, fazer uma reflexão aprofundada das possíveis estratégias para mediação do conflito/situação problema”, salientou Camila.

 

Fiel

O Fiel visa desenvolver nas chefias do HU-Furg as competências necessárias à liderança, discutindo as relações de trabalho e a motivação dos trabalhadores. Além disso, apresenta a importância de um olhar estratégico na implantação de ações que resultem na melhoria dos serviços prestados aos usuários.

O próximo encontro será realizado no dia 2 de setembro, sempre tendo com local o Anfiteatro da Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

Imagens: