Notícias Notícias

Voltar

Vittalle - Revista de Ciências da Saúde abre chamada para submissão de artigos científicos

Pesquisa

Vittalle - Revista de Ciências da Saúde abre chamada para submissão de artigos científicos

O periódico da FaMed/Furg fará uma edição especial: “Hospitais Universitários do Brasil”

Estudantes, profissionais e docentes têm até 01 de dezembro de 2019 para submeter seus artigos científicos à Vittalle - Revista de Ciências da Saúde (ISSN – 2177-7853). O periódico, com acesso aberto e publicação eletrônica, é vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FaMed/Furg) e fará uma edição especial intitulada: “Hospitais Universitários do Brasil”.A publicação pretende reunir artigos de pesquisadores de todo o Brasil, com o propósito de incentivar a discussão de temas em saúde, a partir da interlocução entre diferentes instituições de cunho científico em âmbito nacional e internacional, a fim de ampliar os saberes construídos. 

Poderão ser submetidos à Vittalle os resultados inéditos de investigações apresentados sob a forma de artigos originais, revisões bibliográficas e sistemáticas. Também serão aceitos, relatos de casos produzidos, a partir de experiências em hospitais universitários, por estudantes, profissionais e docentes de diferentes áreas do conhecimento em saúde.

As submissões devem ser realizadas no endereço: http://www.seer.furg.br/vittalle. No item “Normas para Publicação”, constam as diretrizes para o preparo e para a submissão dos artigos. Ressaltando que, no ato da submissão, os autores deverão indicar no item “Comentários” que o manuscrito se destina à Edição Especial: Hospitais Universitários do Brasil. 

 

Sobre a revista

Criada em 1985, a Vittalle - Revista de Ciências da Saúde é um periódico multidisciplinar com periodicidade semestral que publica resultados de investigações na área da saúde por meio de editoriais, artigos originais, revisões bibliográficas, revisões sistemáticas, relato/série de casos e relato de experiência. As publicações estão indexadas no Google Acadêmico, Latindex, Free Medical Journals, RCAPP, podendo ser submetidos artigos em português ou inglês, proporcionando a divulgação científica a nível nacional e internacional. Além disso, a revista conta com a modalidade Ahead of Print (AOP), que publica os artigos separadamente, antes da finalização dos números, a fim de adiantar a publicação de resultados científicos relevantes.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educa-ção (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atual-mente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hos-pitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh