Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg promoveu 2º Mamaço em Rio Grande

AMAMENTAÇÃO

HU-Furg promoveu 2º Mamaço em Rio Grande

Ação incentivou o aleitamento materno

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu o 2º Mamaço do Rio Grande. A ação foi realizada em 7 de setembro, no Partage Shopping, e encerrou as atividades alusivas ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a amamentação. 

O 2° Mamaço objetivou reunir mães e filhos em um ato simbólico em apoio à amamentação.  Durante a ação, foram oferecidas informações sobre o aleitamento materno, a importância da doação de leite humano, os cuidados com o recém-nascido, como agir em caso de engasgo em bebês, planejamento familiar e orientação nutricional. Também foram realizadas atividades lúdicas, desenvolvidas pela equipe do Banco de Leite Humano (BLH). A atividade contou com a presença de profissionais da área de saúde do Banco de Leite; do Grupo Viver Mulher, da Liga de Enfermagem em Urgência e Emergência (LEUr/Furg) e da Secretaria de Município da Saúde.

Os Bancos de Leite Humano (BLH) são uma rede especializada em apoiar, proteger e promover o aleitamento materno. O BLH do HU-Furg é o único do sul do Rio Grande do Sul e iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, sendo implementado em 2007. Diariamente, a equipe do BLH atende demandas das UTIs Neonatal e Pediátrica do HU-Furg, por isso a doação de leite humano é fundamental para a recuperação das crianças internadas. Podem ser doadoras de leite, as mulheres que estejam amamentando e que tenham a carteira de pré-natal ou exames recentes. As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite no HU-Furg, de segunda a sexta-feira (inclusive feriados), das 8h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 18h. As coletas em casa podem ser agendadas pelo telefone (53) 3233.8880 – as mães devem seguir as orientações dadas pela equipe responsável pelo BLH.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh