Notícias Notícias

Voltar

Furg e HU promovem primeiro Hackathon da Saúde

Inovação

Furg e HU promovem primeiro Hackathon da Saúde

Maratona busca desenvolver inovações na área da saúde

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em parceria com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promovem o primeiro “Hackathon” voltado para a área da Saúde. O evento, com o tema “Trilhando Caminhos da Inovação para a Saúde”, será realizado de 18 a 21 de outubro, no Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar).

O Hackathon é uma maratona de inovação em que equipes terão como objetivo solucionar desafios da área da Saúde. A ação imersiva será realizada em 30 horas, divididas nos quatro dias do evento. As equipes serão formadas por estudantes de graduação e de pós-graduação, graduados e pós-graduados da Furg e de outras instituições de ensino, com intuito de proporcionar vivências em empreendedorismo e negócios. A atividade também contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes de forma transversal, integrada e multidisciplinar. As equipes deverão utilizar diferentes tecnologias para desenvolver soluções, visando resolver problemas pré-definidos da área de atenção à saúde do HU-Furg, que foram levantados a partir de oficinas realizadas com os colaboradores do Hospital.

Os interessados em participarem do Hackathon da Saúde devem realizar sua pré-inscrição até o dia 13 de outubro, pelo link: http://bit.ly/2kH31Kc. É permitida somente uma pré-inscrição por CPF. As pessoas pré-inscritas deverão ter conhecimento e/ou experiência em, pelo menos, uma das seguintes áreas: desenvolvimento front ou back end, negócios, engenharias, design/artes, ciências humanas ou da saúde. Os pré-inscritos passarão por uma seleção de avaliação de perfil, conforme critérios pré-estipulados pela Comissão Organizadora do Evento. Os selecionados serão comunicados até o dia 15 de outubro. A participação no Hackathon da Saúde é voluntária, gratuita, nominativa e intransferível. Os participantes devem contribuir com um quilo de alimento não-perecível, entregue no dia do credenciamento. As doações serão destinadas a entidade carente do Rio Grande. Acesse o edital completo em: http://bit.ly/2m8mtjB.

 

Premiação

No último dia do evento (21/10), acontecerá a cerimônia de encerramento, com a premiação dos integrantes das equipes vencedoras. O 1º lugar será premiado com uma viagem a Brasília para apresentação da solução à Presidência da Ebserh; estágio remunerado na empresa Lifemed, em Pelotas, no valor entre R$ 800,00 e 1.000,00 por mês; visita a ambientes de inovação de Porto Alegre; e consultoria de seis horas com a empresa Clash Design. O 2º colocado terá direito a visita a ambientes de inovação de Porto Alegre; consultoria de três horas com a empresa Clash Design; e livros sobre empreendedorismo. Já o 3º colocado, receberá como premiação uma visita a ambientes de inovação de Porto Alegre e conversa de uma hora com a empresa Clash Design.

O evento é uma atividade integrante da Trilha Empreendedora da FURG, e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata de “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

O Hackathon da Saúde conta com facilitação da Clash Design, parceria do Sebrae e apoio da Lifemed, Oceantec e Innovatio.

Programação

18/10 – das 18h às 22h – Credenciamento e Cerimônia de Abertura

19/10 – das 9h às 22h – Desenvolvimento das Soluções

20/10 - das 9h às 18h – Desenvolvimento das Soluções

21/10 - das 8h30min às 12h – Cerimônia de Encerramento e Premiação

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh