Notícias Notícias

Voltar

Brinquedoteca do HU-Furg é contemplada com auxílio da Fapergs

PESQUISA

Brinquedoteca do HU-Furg é contemplada com auxílio da Fapergs

Projeto será implementado a partir de janeiro de 2020

A Brinquedoteca do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi contemplada com o Auxílio ao Recém-Doutor (ARD) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O ARD é um subsídio de incentivo à pesquisa científica e qualificação de recursos humanos e foi obtido pela pedagoga do HU-Furg, Letícia Maffei, atual responsável técnica da Brinquedoteca.

Letícia destaca que elaborou o projeto com a colaboração da equipe multiprofissional que atua na Brinquedoteca e com o suporte do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, ligado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-Furg. O projeto foi submetido e aprovado junto ao Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde (CEPAS) da Furg, e enviado à Fapergs, atendendo às especificações do edital 04/2019. A implementação ocorrerá a partir de janeiro de 2020, com duração de dois anos para execução.

O projeto objetiva investigar os aspectos afetivo-comportamentais da existência de uma brinquedoteca e da prestação de serviços de recreação junto às crianças internadas na Pediatria do HU-Furg/Ebserh. “A verba adquirida, R$ 10 mil, será investida em objetos lúdicos e materiais que propiciem a melhor adequação possível do acervo às necessidades das crianças e profissionais que atuam junto destas” enfatizou a pedagoga Letícia. A equipe multiprofissional que atua na Brinquedoteca, também atuará de forma a apoiar o desenvolvimento do projeto, bem como para atendimento potencial das crianças, é composta por profissionais das especialidades: Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Odontologia, Educação Física, Terapia Ocupacional e brinquedistas. 

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh