Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg promove diversas capacitações

Qualificação

HU-Furg promove diversas capacitações

Cursos internos visam qualificar a atuação dos profissionais

As capacitações internas já fazem parte da rotina de trabalho dos profissionais do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Nos últimos meses foram realizadas diversas capacitações voltadas, principalmente, para os profissionais que prestam assistência aos pacientes. Confira algumas das ações certificadas pelo Serviço de Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas (SADEP):

  • INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHO E UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) ALA VERDE, realizada em 16, 17, 24 e 31 de julho, com 10 participantes. O objetivo da ação foi capacitar os trabalhadores da Ala Verde referente às condições de Segurança do Trabalho, bem como utilização de equipamento de proteção individual – EPI.
  • INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHO SOBRE ATIVIDADES COM PRODUTO DETY DLA 7010, ação voltada aos trabalhadores do serviço de higienização, foi realizada em 09 de agosto, com 63 participantes, nos turnos manhã e tarde. O objetivo foi de capacitar os trabalhadores do serviço da higienização referente às condições de Segurança do Trabalho, bem como utilização de equipamento de proteção individual – EPI.
  • CAPACITAÇÃO DE ENFERMAGEM EM PACIENTES ADULTOS/INFANTIL SOBRE CUIDADOS DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (PICC), foi realiza em 14, 15 e 16 de agosto, com 37 participantes. O objetivo foi capacitar as equipes de Enfermagem no cuidado de pacientes em uso de PICC.
  • FORMAÇÃO DE AVALIADORES INTERNOS DO SELO EBSERH DE QUALIDADE, ação realizada em 20 de agosto, com o intuito de capacitar a equipe de avaliadores internos de qualidade e conduzir o processo de qualificação do HU-Furg. 
  • ENTENDENDO AS SENSAÇÕES DO NEONATO E CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR, realizada em 03 e 04 de setembro, com 48 participantes. A capacitação visou compreender as sensações do neonato para contribuir com o desenvolvimento neuropsicomotor.
  • INOVAÇÃO EM COMPRAS PÚBLICAS, realizada em 17 de setembro, com 16 colaboradores das unidades de compras e de contratos.
  • INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHO E UTILIZAÇÃO SEGURA DA SUBSTÂNCIA HIPPOVERD, capacitação voltada aos colaboradores da cozinha do HU-Furg e realizada nos dias 17 e 18 de setembro. Participaram 43 profissionais. O objetivo foi capacitar os trabalhadores da cozinha referente às condições de Segurança do Trabalho, bem como a utilização de equipamento de proteção individual – EPI.
  • PLANEJAMENTO DE COMPRAS PÚBLICAS, realizada em 19 de setembro, com 13 colaboradores das unidades de compras e de contratos.
  • TREINAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO – TPCI, visou capacitar os trabalhadores para integrarem a Brigada de Incêndio do HU-Furg. Ação realizada em 25 de setembro.
  • ATUALIZAÇÃO SOBRE REGISTROS DE ENFERMAGEM, capacitação foi realizada em 02 e 18 de outubro, com 37 participantes. Visou qualificar as equipes de Enfermagem para realizar os registros de modo correto, claro e objetivo, utilizando terminologia adequada.
  • REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DA EBSERH, objetivou esclarecer os procedimentos estabelecidos pelo Regulamento de Licitações e Contratos da Ebserh, cuja revisão foi publicada em 24 de setembro de 2019. A capacitação foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro, com 15 participantes. 
  • TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA ASSISTENCIAL DO HU-FURG/EBSERH SOBRE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES DE PELE, CONFORME POP.CPFER.001, totalizando 75 participantes, a ação foi realizada nos dias 16, 17 e 18 de outubro. O objetivo foi capacitar os profissionais da Enfermagem à cerca dos POPs já institucionalizados que abordam as coberturas disponíveis na Instituição e sua utilização, bem como, os cuidados com a prevenção de LPP.
  • I JORNADA DA UNIDADE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HU-FURG - A ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO HOSPITAL GERAL E AS REDES DE CUIDADOS, realiza nos dias 18 e 19 de outubro, com o objetivo de promover a reflexão e o intercâmbio de experiências das unidades de Atenção Psicossocial de hospitais na zona Sul do RS, para contribuir na estruturação da Unidade do HU-Furg e sua inserção nas redes locais de saúde e assistência social.
  • NUTRIÇÃO PARENTERAL E CUIDADOS NA ROTINA, voltada aos médicos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos em Enfermagem, a ação foi realizada em 29 de outubro, com 44 participantes. 
  • EXCEL, as aulas foram ministradas no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMAR), totalizando 20 horas de capacitação – duas horas por semana, durante 10 semanas. A última turma foi realizada de 28 de agosto a 30 de outubro.

 

Para mais informações sobre os procedimentos para realização de capacitações internas no HU-Furg, procure o SADEP, localizado no 3º andar do Prédio Anexo, entrada pelo Acesso 7. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail capacitacao.hufurg@ebserh.gov.br ou pelo ramal 341.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh