Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg inicia a construção do Plano Diretor Estratégico (PDE)

Planejamento

HU-Furg inicia a construção do Plano Diretor Estratégico (PDE)

O documento estabelece ações para melhorar os processos assistenciais e administrativos

O Plano Diretor Estratégico (PDE) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já está em fase de elaboração. O processo é coordenado pela Unidade de Planejamento (UPLAN), ligada à Superintendência do Hospital, e está alinhado à estratégia da Rede Ebserh e do seu Plano de Negócio, que estabelece ações para qualificar os processos assistenciais e administrativos atualmente vigentes, por meio de estratégias e ações viáveis. 

O PDE terá vigência até 2023 e será construído com foco no atingimento das metas anuais estabelecidas para todos os indicadores da Rede e considerando as necessidades e macroproblemas do HU-Furg. A partir desse cenário, o Hospital desenvolverá seus próprios indicadores e metas, além de projetos locais. O prazo para a conclusão do PDE é dezembro de 2020, e envolverá todo o HU, bem como as unidades acadêmicas que possuem interface com o Hospital. 

O processo é orientado pela Rede Ebserh, sendo que os 40 hospitais universitários federais elaborarão seus PDEs em quatro etapas: Análise Situacional, Painel de Contribuição, Acompanhamento e Controle e, por fim, Reflexão e Replanejamento. De acordo com o chefe da UPLAN, Rogério de Castro Marques, a primeira fase do planejamento já está em andamento, com a utilização de ferramentas virtuais que possibilitam a participação e a colaboração de todos.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh