Notícias Notícias

Voltar

RUTE oferece SIG COVID-19

Capacitação

RUTE oferece SIG COVID-19

O acesso é gratuito e a ação é voltada aos profissionais da saúde

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) criou o SIG Covid-19 Brasil para aprofundar a discussão sobre o novo coronavírus e congregar os hospitais terciários, universitários, públicos e privados, trocando experiências não somente entre profissionais do Brasil, como também do exterior, como China, Itália, EUA e outros países. A Rute estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância. 
 
O público-alvo do SIG COVID-19 são os profissionais da Saúde. No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), as sessões são realizadas às segundas-feiras (12h -  horário de Brasília) e divulgadas, semanalmente, via e-mail e WhatsApp. 
 
Como participar
2. Na janela "Não tenho uma conta" digite seu Nome (Cidade-UF) e clique em “Entrar”
3. Aguarde um instante e você entrará na sala virtual!
4. Navegador recomendado: Google Chrome
5. Antes de conectar verifique os requisitos de uso: http://url.rnp.br/?Requisitos-MCONF
6. Vídeo-aulas de apoio sobre como utilizar o MCONF: http://url.rnp.br/?Videos-MCONF
 
Lembrando que as sessões realizadas são gravadas e disponibilizadas no endereço: https://wiki.rnp.br/display/RUTESIGCOVID19.
 
Confira algumas das sessões importantes: 
  • Epidemiologia do COVID19 no Brasil - Epicovid 19. Em conjunto com o curso Ciência e Covid-19 – clique aqui
  • Profilaxia e tratamento precoce da Covid-19 – clique aqui
  • O esforço da Ebserh para a mobilização e o enfrentamento da Covid-19 – clique aqui
 
Em caso de dúvidas ou para solicitar mais informações, contate a pedagoga Beatriz Feijó, na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), pelo e-mail capacitacao.hufurg@ebserh.gov.br ou pelos ramais 8851 e 341.
 
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
 
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
 
Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh