Setor de Gestão do Ensino Setor de Gestão do Ensino

Setor de Gestão do Ensino

O Setor de Gestão do Ensino do HU-FURG é responsável por organizar e viabilizar as atividades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação da FURG e de outras instituições de ensino, ofertando cenários de excelência à formação, além de fomentar a oferta e a manutenção de programas de Residência Médica e Multiprofissional, ensino e extensão em parceria com as Unidades Acadêmicas da FURG.

Ainda cabe ao Setor de Gestão do Ensino prover as condições favoráveis ao desenvolvimento de Projetos de Ensino e Extensão, desenvolvidos no HU e que permitem aos acadêmicos atuarem de forma indissociada do ensino e da pesquisa, para a transformação da realidade social em que estão inseridos.
Nesse sentido, com intuito de oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, a GEP vem instituindo seus fluxos, em acordo com as Unidades Acadêmicas de forma a facilitar a tramitação de projetos e ações acadêmicas no HU-FURG.

Para que você conheça um pouco mais sobre a estrutura e as normas administrativas, de funcionamento e de condutas adotadas em nossa instituição, o Setor de Gestão do Ensino disponibiliza o Guia para Residentes e Estagiários.

 

O Programa de Saúde Acadêmica destina-se a ofertar apoio emocional a acadêmicos e pós-graduandos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), para o enfrentamento das dificuldades acadêmicas. 


O primeiro atendimento deverá ser solicitado pelo Formulário (clique aqui).  Após a solicitação, aguarde o agendamento do acolhimento por profissionais da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).


Mais informações: Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) – Ramal 8851

Objetivo: Orientar o processo de submissão, avaliação e aprovação de projetos de ensino e extensão no HU-FURG de forma a prover os melhores recursos para o desenvolvimento dos mesmos, permitindo o monitoramento de indicadores, a avaliação das ações realizadas e o feedback para comunidade, órgãos e instituições afins.

 

PROJETOS FURG

ETAPA 1: O Coordenador do Projeto elabora o projeto, cadastra no SISProj e preenche o formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG.

ETAPA 2: A GEP recebe o e-mail com as informações do projeto, encaminhando o mesmo para a análise e aprovação da área técnica, que verificará as condições necessárias para viabilização do projeto- (Tempo estimado 48h úteis);

ETAPA 3: A Área Técnica realiza a análise do projeto e emite parecer no formulário, encaminhando a GEP para parecer final da Gerente de Ensino e Pesquisa (Tempo estimado – 5 dias úteis);

ETAPA 4: A GEP: Após finalização do parecer de aprovação do projeto, produz cópia digital do formulário, enviando o mesmo para a coordenador do projeto (Tempo estimado 48h úteis); 

ETAPA 5: O Coordenador do Projeto anexa o aceite emitido pela GEP no SISProj e finaliza o processo de tramitação na sua unidade de origem, emitindo a GEP por e-mail (gep.hufurg@ebserh.gov.br) a aprovação da unidade para realização do projeto e as apólices de seguro dos estudantes. Ainda o coordenador deverá preencher o cadastro dos envolvidos CADASTRO DO ESTUDANTE/PARTICIPANTE e CADASTRO DO SUPERVISOR/PROPONENTE DO PROJETO;

ETAPA 6: A GEP arquiva documentação digital do projeto, realiza impressão de crachás e comunica a (s) unidade (s) envolvida (s) sobre o início das atividades (Tempo estimado 48h úteis);

ETAPA 7: O Coordenador do Projeto: Envia relatório parcial/final das atividades, registrado no SISProj.

Observação: Quando os projetos de extensão forem propostos por técnicos do HU, a aprovação no SISProj será realizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa.

 

PROJETOS DE INSTITUIÇÕES EXTERNAS

ETAPA 1: O Coordenador do Projeto encaminha o Projeto com a ciência do Dirigente/Responsável da Instituição/Curso para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br e  preenche o formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG;

Obs: O coordenador do projeto deve verificar junto a GEP a necessidade de convênio interinstitucional, antes de iniciar o processo.

ETAPA 2: A GEP recebe o e-mail com as informações do projeto, encaminhando o mesmo para a análise e aprovação da área técnica, que verificará as condições necessárias para viabilização do projeto - (Tempo estimado 48h úteis);

ETAPA 3: A Área Técnica realiza a análise do projeto e emite parecer no formulário, encaminhando a GEP para parecer final da Gerente de Ensino e Pesquisa (Tempo estimado – 5 dias úteis);

ETAPA 4: A GEP, após finalização do parecer de aprovação do projeto, produz cópia digital do formulárioenviando o mesmo para a coordenador do projeto (Tempo estimado 48h úteis); 

ETAPA 5: O Coordenador do Projeto realiza o CADASTRO DO ESTUDANTE, e o CADASTRO DO SUPERVISOR; para cada um dos envolvidos  e encaminha as apólices de seguro dos mesmos para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;

ETAPA 6: A GEP arquiva documentação digital do projeto, realiza impressão de crachás e comunica a(s) unidade(s) envolvidas sobre o início das atividades (Tempo estimado 48h úteis) ;

ETAPA 7: O Coordenador do Projeto envia relatório parcial/ final das atividades.

Objetivo: Regular a realização de estágios obrigatórios e de atividades práticas na instituição.

 
1. Atividades práticas - Supervisão Docente - Alunos FURG


ETAPA 1: A Unidade Acadêmica preenche o Cronograma de Atividades Práticas e o Cadastro do Estudante e envia estes documentos à GEP com antecedência de um mês antes do início do ano letivo;


ETAPA 2: A GEP organiza as informações fornecidas pela Unidade Acadêmica e informa as equipes por meio de memorando interno, sobre a realização das atividades;

 

Obs: Todos os alunos deverão portar crachás durante sua permanência na instituição. Caso não possuam identificação da unidade acadêmica, solicitar a GEP a confecção de crachás.
 
 
2. Estágios Acadêmicos 5º e 6º Ano Curso de Medicina


ETAPA 1: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche o CADASTRO DO ESTUDANTE


ETAPA 2: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche e imprime o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE) (3 vias), assina e entrega fisicamente na GEP, antes do início do estágio, juntamente com o Plano de Trabalho/Atividades a ser desenvolvido.


ETAPA 3: A GEP contata a área técnica para ciência e aprovação do estágio, quando necessário, assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE) e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido) ou a unidade acadêmica, informando que os documentos estão à disposição para registro e assinatura da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);


ETAPA 4: Unidade Acadêmica encaminha o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (já assinado pela GEP) e o Plano de Trabalho/Atividades para a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);


ETAPA 5: Após retorno da documentação da PRAE, a Unidade Acadêmica envia para a GEP, por meio digital, o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, e do Plano de Atividades (Tempo Estimado - Até 48h antes do estágio começar);


ETAPA 6: A GEP arquiva cópias digitais, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir crachá fornecido pela Unidade Acadêmica).


 
3. Estágios Acadêmicos 9º e 10º semestre Enfermagem


ETAPA 1: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche o CADASTRO DO ESTUDANTE;


ETAPA 2: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche e imprime o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE), em três vias, assina e entrega fisicamente na GEP, antes do início do estágio, juntamente com o Plano de Trabalho/Atividades a ser desenvolvido e a Solicitação de Supervisão de Estágio.


ETAPA 3: GEP encaminha a Solicitação de Supervisão de Estágio para área técnica, para aprovação. Quando o estágio for aprovado a assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido) e/ou unidade acadêmica, informando que os documentos estão à disposição para registro e assinatura da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);


ETAPA 4: A Unidade Acadêmica assina a ciência na Solicitação de Supervisão de Estágio encaminha o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (já assinado pela GEP) e o Plano de Trabalho/Atividades para a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);


ETAPA 5: Após retorno da documentação da PRAE, a Unidade Acadêmica envia para a GEP, por meio digital, o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, a Solicitação de Supervisão de Estágio e o Plano de Atividades (Tempo Estimado - Até 48h antes do estágio começar);


ETAPA 6: A GEP arquiva cópias digitais, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir crachá fornecido pela Unidade Acadêmica);


ETAPA 7: O Docente/Supervisor EEnf registra a presença do aluno e avaliação do estagiário em instrumentos próprios;


ETAPA 8: A GEP emite Declaração de Supervisão de Estágio para o técnico da área. (Tempo estimado- Até 10 dias úteis após a entrega da documentação pelo estagiário).
 


4. Estágio de Conclusão de Curso Demais Áreas FURG


ETAPA 1: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche o Cadastro do Estudante;


ETAPA 2: Estagiário/Unidade Acadêmica preenche e  imprime o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE), em três vias, e a Solicitação de Supervisão de Estágio, assina e entrega fisicamente na GEP, no mínimo 30 dias antes do início do estágio, juntamente com o Plano de Trabalho/Atividades a ser desenvolvido.


ETAPA 3: A GEP encaminha a Solicitação de Supervisão de Estágio para área técnica, para aprovação. Quando o estágio for aprovado,  assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido) e/ou unidade acadêmica, informando que os documentos estão à disposição para registro e assinatura do Estagiário e da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);


ETAPA 4: Unidade Acadêmica assina a ciência na Solicitação de Supervisão de Estágio e encaminha o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (já assinado pela GEP) e o Plano de Trabalho/Atividades para a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);


ETAPA 6: Após retorno da documentação da PRAE, a Unidade Acadêmica envia para a GEP, por meio digital, o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, a Solicitação de Supervisão de Estágio e o Plano de Atividades (Tempo Estimado - Até 48h antes do estágio começar);


ETAPA 7: GEP arquiva cópias digitais, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir crachá fornecido pela Unidade Acadêmica);


ETAPA 8: o Supervisor Técnico HU registra a presença e avaliação do estagiário em instrumentos fornecidos pela Unidade Acadêmica ou no Registro de Presenças da GEP;


ETAPA 9: o Estagiário entrega documentação de finalização do estágio na GEP.


ETAPA 10: GEP emite Declaração de Supervisão de Estágio para o técnico da área e a Declaração de Realização do Estágio para o estagiário. (Tempo estimado- Até 10 dias úteis após a entrega da documentação pelo estagiário).

 

 
5. Estágios Curriculares  para alunos externos à FURG


ETAPA 1: O Estagiário/Unidade Acadêmica verificar junto a GEP a necessidade de convênio interinstitucional, antes de iniciar o processo.


ETAPA 2: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche o CADASTRO DO ESTUDANTE;

 

ETAPA 3: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche e imprime o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE), em três vias e a Solicitação de Supervisão de Estágio, assina e entrega fisicamente na GEP, no mínimo 30 dias antes do início do estágio, juntamente com o Plano de Trabalho/Atividades a ser desenvolvido.


ETAPA 4: A GEP encaminha a Solicitação de Supervisão de Estágio para área técnica, para aprovação. Quando o estágio for aprovado, assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido), informando que os documentos estão à disposição para registro e assinatura da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);


ETAPA 5: Instituição de Ensino (IE) assina a Solicitação de Supervisão de Estágio, e encaminha este documento juntamente com o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (com inclusão do Plano de Atividades) de forma digital para a GEP, pelo e-mail: gep.hufurg@ebserh.gov.br;


ETAPA 6: A GEP arquiva cópias digitais, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno;


ETAPA 7: o Supervisor Técnico HU registra a presença e avaliação do estagiário em instrumentos fornecidos pela Unidade Acadêmica ou no Registro de Presenças da GEP;


ETAPA 8: Estagiário entrega documentação de finalização do estágio e o crachá na GEP.


ETAPA 9: GEP emite Declaração de Supervisão de Estágio para o técnico da área e a Declaração de Realização do Estágio para o estagiário. (Tempo estimado- Até 10 dias úteis após a entrega da documentação pelo estagiário).


Observação: Em situações excepcionais (alunos de intercâmbio, mobilidade e estágio eletivo/opcional) em que se aceite o encaminhamento por meio digital do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (com inclusão do Plano de Atividades), é obrigatória a entrega dos documentos originais antes de iniciar o estágio.

 


6. Estágios em Grupo para instituições externas à FURG - Supervisão Docente


ETAPA 1: Instituição de Ensino solicita a GEP a formalização de convênio, encaminhando por oficio a necessidade anual de campos de estágio;


ETAPA 2:  A GEP orienta sobre a tramitação de convênios;


ETAPA 3: A Instituição de Ensino encaminha cópia do documento a GEP após a formalização do convênio, juntamente com o Cronograma de Atividades Práticas, com antecedência de um mês antes do início do ano letivo (podendo ser enviado semestralmente, caso haja alterações);


ETAPA 4: GEP organiza as informações fornecidas pela IE e informa as equipes, por meio de memorando interno, sobre a realização do estágio;


ETAPA 5: Instituição de Ensino preenche o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE), em três vias, colhendo as assinaturas dos envolvidos e entrega fisicamente na GEP.


ETAPA 6: A Instituição de Ensino  providencia junto aos alunos o  CADASTRO DO ESTUDANTE, e  também o  CADASTRO DE SUPERVISOR/PRECEPTOR 

Obs.: O TCE utilizado pode ser o documento padrão da Instituição de Ensino.


ETAPA 7: A GEP assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório, arquiva uma cópia e encaminha uma via para a IE.

Objetivo: Orientar o processo de realização de eventos científicos no HU-FURG de forma a prover apoio ao desenvolvimento dos mesmos, permitindo o monitoramento de indicadores, a avaliação das ações realizadas e o feedback para comunidade, órgãos e instituições afins.

 

Coordenador do Evento: Elabora a proposta de evento e preenche o formulário de FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH;

GEP: Recebe as informações do Evento Científico, procedendo a análise e aprovação de viabilidade e dos materiais de divulgação. Após finalização da análise, caso não haja necessidade de adequação da proposta e/ou materiais de divulgação, emite parecer, enviando o mesmo para a coordenador do Evento (Tempo estimado 10 dias úteis).

Obs: Caso sejam necessárias alterações na proposta e/ou materiais de divulgação, emite parecer com as orientações de adequação (Tempo estimado 10 dias úteis).

Coordenador do Evento: Caso não tenham sido solicitadas alterações na proposta e/ou materiais de divulgação, disponibilizar material de divulgação (por meio digital) e programação final no prazo máximo de 30 (trinta) dias antes do evento, pelo e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br. Se solicitadas alterações na proposta ou materiais de divulgação, reenviar os mesmos para a GEP para nova análise, no prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis após a solicitação de adequação, pelo e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br.

GEP: Arquiva documentação digital do Evento, encaminha materiais de divulgação para a Unidade de Comunicação Social para proceder a divulgação entre os servidores do HU-FURG por e-mail, redes socias e/ou nos murais institucionais (cartazes, folders e etc.)

Coordenador do Evento: Procede com o encaminhamento dos dados da inscrição dos participantes, caso tenha sido solicitada previamente para a GEP, para a confecção dos certificados/declaração de participação após o término imediato do evento, contendo o nome completo dos participantes e o e-mail para posterior encaminhamento do certificado digital.

GEP: Se solicitado no formulário pelo coordenador do evento e encaminhado em tempo hábil, a GEP procede com a confecção dos certificados/declaração de participação, encaminhando-os por e-mail aos participantes.

Coordenador do Projeto: Envia relatório final do Evento.

Objetivo: Orientar o processo de realização visita técnica no HU-FURG de forma a prover a inserção do visitante in loco de modo exclusivamente observacional na(s) unidade(s) e setor(es) contributivos aos seu processo de formação e/ou trabalho.

SOLICITANTE DA VISITA: Preenche e encaminha o FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA NO HU-FURG/EBSERH que encontra-se no site da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-FURG, enviando os mesmos para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br, com no mínimo 30 dias de antecedência da data proposta para a visita.

GEP: Recebe o e-mail com as informações da solicitação de visita técnica e encaminha para a área técnica emitir o parecer de viabilidade da visita nas datas e horários indicados pelo Solicitante da Visita no FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA NO HU-FURG/EBSERH (2 dias úteis).

RESPONSÁVEL PELA ÁREA TÉCNICA A SER VISITADA: Avalia a viabilidade da visita nas datas e horários propostos pelo Solicitante da Visita, indica no formulário a data de horário mais propícios para a realização da visita e retorna no formulário para a GEP. Caso não haja viabilidade da data e horário ou caso o número de visitantes proposto exceda a capacidade de recebimento da(s) unidade(s) / Setor(es), o responsável pela área técnica a ser visitada retorna o formulário para a GEP, indicando a necessidade de adequação da solicitação (3 dias úteis).

GEP: Informa o Solicitante da Visita sobre a data e horário acordados como responsável pela área técnica a ser visitada ou sobre a necessidade de adequação da proposta de data e horário ou do número de visitantes proposto (2 dias úteis).

SOLICITANTE DA VISITA: Confirma a data e horário acordado ou procede as adequações solicitadas e reenvia o FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA NO HU-FURG/EBSERH, com as novas informações (nova proposta de datas e horários ou do número de visitantes) (5 dias úteis). Este novo envio reiniciará o fluxo de avaliação da viabilidade da visita técnica.

Observação: No dia da realização da visita, os visitantes deverão comparecer no local indicado pela Gerência de Ensino e Pesquisa no e-mail que será enviado com a confirmação da data e horário, com 15 minutos de antecedência do horário marcado, para que seja procedida a identificação dos mesmos e o encaminhamento para a(s) unidade(s) e/ou Setor(es) que serão visitados. Caso haja necessidade de cancelamento da visita técnica, este deve ser efetuado 48h antes da data e horário agendados.