Hospital Universitário da UFGD - HU-UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Unidade Multiprofissional Unidade Multiprofissional

Fonoaudiologia Fonoaudiologia

Unidade Multiprofissional - Fonoaudiologia

Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, deglutição, bem como em aperfeiçoamentos dos padrões da fala e da voz. (Lei Nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981).

 

Atuação do Serviço de Fonoaudiologia no HU/UFGD:

▪ Materno Infantil

Atuação fonoaudiológica com gestantes, puérperas e lactantes orientando quanto à amamentação, cuidados com as mamas, posições corretas para amamentar, ordenha manual, dentre outras.

Atuação fonoaudiológica neonatal no alojamento conjunto, UCI neonatal e UTI Neonatal, Clínica Pediátrica e UTI Pediátrica, realizando avalição, habilitação e reabilitação das estruturas do Sistema Sensório Motor Oral, bem como de suas funções.

Discussões de casos clínicos com equipe multidisciplinar.

 ▪ Adulto

Atenção ao paciente com distúrbio da deglutição (avaliação, reabilitação e gerenciamento) em todas as clínicas (Médica e Cirúrgica) e UTI adulto. Avaliação no leito das alterações de linguagem adquiridas por distúrbios neurológicos e avaliação clínica vocal. Discussões de casos clínicos com equipe multidisciplinar.​

▪ Triagem Auditiva Neonatal (TANs) e Teste da Linguinha – Ambulatório

As Triagens Auditivas Neonatais e os Testes da Linguinha são realizados via ambulatorial, após o 8º dia do nascimento da criança. Na população indígena, são realizados durante a internação, no próprio alojamento conjunto.

 

▪ Equipe:

Daniela Jardim Bender Morandi – UCI e UTI Neonatal

João Henrique Honorato de Carvalho – Clínicas

Renata Abreu Moreira Coimbra – Maternidade 

 

▪ Normas e Rotinas da Fonoaudiologia