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Pesquisa de Satisfação dos Usuários aponta altos índices de aprovação do HU-UFGD

AVALIAÇÃO

Pesquisa de Satisfação dos Usuários aponta altos índices de aprovação do HU-UFGD

A Pesquisa de Satisfação é aplicada semestralmente pela Ouvidoria e é uma ferramenta de participação social

A Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) concluiu o primeiro ciclo da Pesquisa de Satisfação do Usuário de 2019, contabilizando alto índice de aprovação para todos os itens pesquisados. O índice de satisfação chegou aos 96,5%.

A pesquisa, realizada há cerca de cinco anos na maioria dos hospitais filiados à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é aplicada pelas equipes de Ouvidoria de cada instituição e a utilização esse instrumento está prevista no Decreto nº 9094/2017, para assegurar a participação social na avaliação dos serviços prestados.

Conforme descrito no relatório, “com os resultados da pesquisa é possível identificar os pontos críticos que exigem ações mais efetivas por parte da gestão, bem como pontos positivos que merecem ser valorizados e publicizados. Assim, os resultados apontados na pesquisa podem fornecer subsídios importantes para construção de um plano de ação visando as melhorias na prestação do serviço de saúde aos usuários do hospital.”

O primeiro ciclo da Pesquisa de Satisfação do Usuário foi realizado no período entre 22 de maio e 01 de julho de 2019. Foram entrevistados 345 usuários, sendo 189 pacientes em atendimento ambulatorial e 156 pacientes da internação.

Clique aqui para ver o relatório na íntegra.

A iniciativa

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Hospitais Universitários Federais é uma iniciativa da Ouvidoria Geral da Ebserh e tem por objetivo avaliar a percepção de satisfação dos usuários dos hospitais sob sua gestão, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento.

A Ebserh é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação, que atualmente administra 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.