Ensino e Pesquisa Ensino e Pesquisa

Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS)

Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS)

Apresentação

O Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH) possui natureza técnico-científica e está subordinado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). Com regimento aprovado no ano de 2015, o NATS tem por finalidade assessorar os gestores do HU-UFJF na incorporação, avaliação, desenvolvimento, padronização e monitoramento de tecnologia em saúde, bem como estudos econômicos, de eficácia, eficiência e efetividade das novas técnicas e equipamentos. Desde dezembro de 2018, o Núcleo faz parte da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias de Saúde (Rebrats).

O NATS foi criado em 2015 e, à época, foi composto por cinco servidores do HU-UFJF das áreas de Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, e Medicina. Como parte da formação em Avaliação de Tecnologia em Saúde, os integrantes participaram de duas oficinas sobre elaboração de Pareceres Técnico- Científicos (PTC) no próprio Hospital Universitário e na Fiocruz Brasília, iniciando o desenvolvimento do primeiro PTC. Foi promovido evento interno para divulgação dos conceitos de Avaliação de Tecnologia em Saúde no auditório do HU-UFJF com participação de cerca de 80 pessoas (profissionais de saúde e alunos de graduação e pós-graduação).

O Núcleo teve suas atividades interrompidas no final do ano de 2016, devido ao falecimento do coordenador do NATS. Nessa mesma época o HU-UFJF aderiu efetivamente à EBSERH e, devido à contratação de novos colaboradores, foi possível retomar às atividades no início de 2018 com uma nova coordenação e reestruturação da equipe.

No ano de 2018 o NATS HU-UFJF atendeu pela primeira vez demanda da Gerência de Atenção à Saúde do hospital e realizou seu primeiro PTC, para o qual foram cruciais as oportunidades de formação realizadas pela equipe.

Estimular o uso da Avaliação de Tecnologia em Saúde e da saúde baseada em evidências como ferramenta de gestão no HU-UFJF, o uso racional detecnologias serviços de saúde e a comunicação e interação entre equipes intra e inter instituições.

O NATS do HU-UFJF/ EBSERH recebe as demandas dos setores e comissões por meio do preenchimento de formulário próprio e, a partir delas, planeja o trabalho de forma a atendê-las, com a elaboração de documentos de ATS como, por exemplo, o Parecer Técnico-Científico (PTC).

A nova equipe está sendo capacitada, tendo duas de suas integrantes participado do curso Introdutório de ATS para Gestores do SUS (setembro/2018), oferecido pelo Ministério da Saúde por meio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e uma integrante atualmente está cursando a versão intermediária oferecido pela mesma instituição (2018).

Membros do NATS HU-UFJF também participaram de outros cursos, de curta duração sobre ATS, como o curso Evidências em Saúde 2018, realizado conjuntamente pela Ebserh, Ministério da Saúde e Hospital Moinhos de Ventos (novembro/2018), além do curso básico e avançado de GRADE, realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro (novembro/ 2018).

- Membros:

Dra. Hélady Sanders Pinheiro (médica e professora da UFJF);

Graciela Paula do Nascimento Duque (enfermeira);

Érika Maria Henriques Monteiro (farmacêutica);

Dr. Daniel Amaral Alves Marlière (cirurgião dentista).

 

- Representante na REBRATS: Graciela Paula do Nascimento Duque

- Endereço: Avenida Eugênio do Nascimento s/n, Dom Bosco, Juiz de Fora- MG. Telefone: (32) 4009-5408 / (32) 9 9149-6698

- Email: nats.hu-ufjf@ebserh.gov.br