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HU-UFJF se destaca em Pesquisa de Satisfação dos Usuários

OUVIDORIA

HU-UFJF se destaca em Pesquisa de Satisfação dos Usuários

Questionário foi respondido por 576 pessoas entre os dias 22 de outubro e 7 de dezembro de 2018

O Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF/Ebserh) se destacou na Pesquisa de Satisfação dos Usuários realizada nacionalmente pelas ouvidorias da Rede Ebserh. Em Juiz de Fora, o questionário anônimo foi respondido por 576 pessoas entre os dias 22 de outubro e 7 de dezembro. Entre os índices de maior destaque da consulta está o Atendimento da Equipe de Saúde, com 93,37% de aprovação.

A avaliação positiva é compartilhada por Cezar Campos, que acompanhou a internação de um familiar na Unidade Santa Catarina. “Meu tio precisou fazer uma cirurgia delicada e os médicos responsáveis pela operação foram extremamente competentes e seres humanos incríveis. Fico feliz em poder encontrar pessoas como eles. É a prova de que o serviço público conta com excelentes profissionais”, enaltece.

A atenção oferecida pelas recepções das unidades hospitalares também foi bem avaliada, com 95,23% de opiniões boas ou ótimas. Já o conforto das instalações foi elogiado por 91,34% dos participantes. No geral, 98% dos usuários disseram recomendar o HU-UFJF/Ebserh a algum familiar. 

Os detalhes sobre os resultados individuais de cada hospital podem ser encontrados nos sites de cada unidade. A pesquisa nacional pode ser acessada clicando aqui. O relatório específico do HU-UFJF está disponível na página da Ouvidoria.

Sobre a Pesquisa

A Pesquisa de Satisfação do Usuário ocorre duas vezes por ano (dois ciclos). A iniciativa da Ouvidoria Geral da Ebserh tem o objetivo de avaliar a percepção de satisfação dos usuários dos hospitais sob gestão da Empresa, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento.

Foram avaliados oito itens: conforto no local da recepção; higiene, limpeza e organização do hospital; conforto nas instalações na área de atendimento médico; atendimento da recepção; atendimento da equipe de saúde; tempo de espera pelo atendimento ou internação; sensação em relação ao atendimento, de forma geral, e recomendação a familiares e amigos.

Para a Ouvidora do HU-UFJF/Ebserh, Rejane Guingo, a Pesquisa de Satisfação dos Usuários é importante para continuar buscando a excelência de qualidade na assistência à saúde. “É o momento de ouvir o usuário, de colher sugestões, identificar pontos críticos para, assim, sugerirmos à Superintendência as mudanças necessárias. Isso significa respeito ao nosso usuário”, salienta.

Bolsista: Franciane Freitas.