Hospital Universitário - HU-UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Atenção à Saúde Atenção à Saúde

Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente

NQH - Núcleo de Qualidade Hospitalar

NQH - Núcleo de Qualidade Hospitalar

O Núcleo de Qualidade Hospitalar (NQH) tem o compromisso de introduzir a Gestão da Qualidade como uma ferramenta permanente de aprimoramento institucional, reorganizando suas práticas e diminuindo riscos para pacientes, profissionais e colaboradores, monitorando periodicamente os indicadores para subsidiar os responsáveis do HU-UFJF nas tomadas de decisão a fim de consolidar os processos. Com objetivo assegurar que a Gestão da Qualidade do Hospital Universitário de Juiz de Fora seja estabelecido, implantado e mantido, de acordo com requisitos da qualidade estabelecidos no Programa Ebserh de Gestão da Qualidade e o Selo Ebserh de Qualidade-SEQuali.

Compete ao NQH auxiliar o Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde:

  1. Promover a cultura de melhoria contínua dos processos e resultados;
  2. Implementar o Programa Ebserh de Gestão da Qualidade;
  3. Coordenar o Processo de Monitoramento e Avaliação da instituição, nos níveis tático e estratégico;
  4. Implementar o Programa Ebserh Gestão à Vista;
  5. Promover a implementação da gestão por processos;
  6. Liderar processos de gestão de mudanças;
  7. Coordenar a gestão de documentos;
  8. Coordenar os processos de avaliação interna e externa do Selo Ebserh de Qualidade e demais processos certificação externas ou acreditação;
  9. Estabelecer mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos pactuados em contratos internos de gestão, coordenando a definição e implementação de ações preventivas e corretivas;
  10. Coordenar a análise e avaliação das notificações sobre incidentes e queixas técnicas;
  11. Selecionar e encaminhar notificações sobre incidentes e queixas técnicas para o Núcleo de Segurança do Paciente;
  12. Coordenar ações para a integração e a articulação multiprofissional no âmbito da instituição;
  13. Estabelecer mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos propondo ações preventivas e corretivas;
  14. Executar, monitorar e avaliar ações de melhoria de qualidade alinhadas com a segurança do paciente, especialmente aquelas relacionadas aos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde;
  15. Estabelecer, implementar, avaliar e monitorar barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde;
  16. Auxiliar na elaboração divulgação e atualização do Plano de Segurançado Paciente em Serviços de Saúde, sendo a divulgação delegáveis a outros serviços na instituição; 
  1. Auxiliar na elaboração divulgação e atualização do Plano de Segurançado Paciente em Serviços de Saúde, sendo a divulgação delegáveis a outros serviços na instituição; 
  2. Monitorar e avaliar proposta de metas e indicadores para inserção nos processos de contratualização;
  3. Participar de eventos e demais ações promovidos pela EBSERH Sede sobre gestão da qualidade, segurança do paciente, vigilância em saúde, humanização.

 

Contato

Telefone: (32) 4009-5114

Email: qualidade.hu-ufjf@ebserh.gov.br