Hospital Universitário - HU-UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Gerência de Atenção à Saúde Gerência de Atenção à Saúde

Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico

Unidade de Reabilitação

Unidade de Reabilitação

Responsável

Maycon de Moura Reboredo

Chefe da Unidade de Reabilitação

Contato

(32) 4009-5322 / 5188

Localização

Fisioterapia hospitalar - 2º andar - Bloco C - Un. Santa Catarina

Fonoaudiologia hospitalar - 2º andar - Bloco E - Un. Santa Catarina

Fisioterapia e Fonoaudiologia ambulatorial - 1º andar - Bloco B - Un. Dom Bosco

Horário

Hospitalar - Diariamente de 7:00h às 19:00h

Ambulatorial - Segunda a sexta de 7:00h às 19:00h

I. Planejar, organizar e gerenciar o cuidado realizado no âmbito da Unidade Assistencial;
II. Implementar diretrizes da gestão da clínica e da clínica ampliada, no âmbito da linha de cuidado;
III. Coordenar as atividades da equipe multiprofissional de saúde vinculada à Unidade;
IV. Efetivar a horizontalização do cuidado multiprofissional, assegurando o vínculo da equipe com o usuário e familiares;
V. Elaborar, implantar e avaliar os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas afetos ao cuidado desenvolvido na Unidade Assistencial;
VI. Registrar os dados assistenciais no AGHU e nos sistemas nacionais de informação da atenção e vigilância hospitalar;
VII. Identificar as necessidades e propor ações de educação permanente das equipes multiprofissionais;
VIII. Participar das atividades de educação permanente desenvolvidas na Instituição e na rede de atenção à saúde;
IX. Desenvolver ações de integração do cuidado multiprofissional;
X. Propor metas qualitativas e quantitativas relativas ao cuidado desenvolvido no âmbito da unidade, bem como os indicadores de monitoramento e avaliação;
XI. Monitorar e avaliar o cuidado praticado na Unidade;
XII. Participar do planejamento do Setor, Divisão e da Gerência de Atenção à Saúde.

 
Serviço de Fisioterapia

Na Unidade Santa Catarina, são realizadas fisioterapias em pacientes internados nas enfermarias. Na Unidade Dom Bosco, são realizados procedimentos fisioterápicos específicos em patologias cardiovasculares, pneumológicas, em disfunções musculoesqueléticas, em neurologia, em alterações obstétricas e neonatais e em alterações oncológicas.

O Serviço de Fisioterapia trabalha articulado com a residência multiprofissional integrada em atenção hospitalar.

 

Ambulatórios na Unidade Dom Bosco (clique sobre o nome para abrir)

O Ambulatório de Primeira Consulta do Serviço de Fisioterapia da Unidade de Reabilitação do HU-UFJF atende pacientes de diversas áreas com o objetivo de promover o acolhimento no serviço, realizar uma consulta e uma avaliação inicial, além de iniciar o programa de reabilitação. O início da fisioterapia de forma mais precoce promove a redução de dor, limitações físicas e funcionais, o que otimiza os resultados do programa.

Para ingressar no ambulatório, o paciente necessita de um encaminhamento de qualquer profissional do HU-UFJF.  Ao receber o encaminhamento, os pacientes devem ir diretamente à recepção da Fisioterapia portando o encaminhamento e caso não tenham prontuários ativos no hospital, será necessário apresentar o cartão do SUS, CPF, identidade e comprovante de residência.

Neste ambulatório o paciente será avaliado e receberá orientações de autocuidado específicas para o caso. Além disso, o nome do paciente será colocado de forma imediata na lista de espera da especialidade. Caso haja vaga, já serão marcados os dias e horários das sessões, mas se não houver, as secretárias da Fisioterapia entrarão em contato assim que a vaga estiver disponível. Caso o paciente seja direcionado para a lista de espera, o ambulatório oferece um serviço de orientação supervisionada que consiste no acompanhamento fisioterapêutico com exercícios domiciliares e consultas de retorno para adequação dos exercícios às diversas demandas do paciente até que o mesmo seja chamado para iniciar o tratamento presencial no serviço.

 

Horário de funcionamento: Segundas, terças e quintas-feiras de 7:00 às 18:00, quartas de 7:00 às 12:00 e sexta de 7:00 às 17:00.

Equipe:

Denise Azevedo Gomes Freitas – denise.azevedo@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/1337611856932766

Liliany Fonte Loures – liliany.loures@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/0504916202467668

O Ambulatório de Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto é um espaço de assistência integrada ao processo de ensino, extensão e pesquisa que envolve a participação de fisioterapeutas da EBSERH, residentes do HU-UFJF, alunos e professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

O ambulatório atende pacientes de 18 a 60 anos, que apresentam lesões ou disfunções traumatológicas, ortopédicas, lesões desportivas, doenças reumatológicas entre outros.

Para identificar se o quadro do paciente corresponde às linhas de cuidado atendidas por esse ambulatório, o paciente necessita de um encaminhamento de qualquer profissional do HU-UFJF e realizar uma avaliação inicial pelo Ambulatório de Primeira Consulta. Se for confirmado o enquadramento, o paciente receberá orientações iniciais e será direcionado às linhas de cuidado correspondente ao seu quadro e aguardará em seu domicílio uma ligação do serviço para dar início ao tratamento.

O programa de fisioterapia musculoesquelértica respeita a individualidade do paciente, sempre trabalhando com a perspectiva de alta, integrando o paciente ao seu tratamento. A evolução do tratamento é pautada em critérios centrados no paciente, definidos pela equipe. Não serão reinseridos no ambulatório pacientes que abandonaram o tratamento ou que já tiveram alta, exceto nos casos de outras indicações.

O Ambulatório de Fisioterapia Musculoesquelética é dividido nas seguintes linhas de cuidado:

 

Ambulatório de Fisioterapia no pós–operatório das doenças traumato-ortopédicas

Horário de funcionamento:  diariamente de 07:00 às 18:00

OBS: O critério para admissão é ter realizado a cirurgia até 03 meses da data da primeira consulta na Fisioterapia do HU.

Equipe:

Anna Paula Campos Sarchis – anna.sarchis@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/3929434637594125

Liliany Fonte Loures – liliany.loures@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/0504916202467668

Paulo Augusto de Almeida Britto – paulo.britto@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/0482623069893156

Priscila Monteiro Veras – priscila.veras@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/4672923831792212

Rosana Gabriella de Vasconcelos Novaes – rosana.novaes@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/0390421949252907

 

Ambulatório de Fisioterapia nas doenças musculoesqueléticas crônicas

Horário de funcionamento: diariamente de 07:00 às 18:00

Equipe: Anna Paula Campos Sarchis – anna.sarchis@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/3929434637594125

Paulo Augusto de Almeida Britto – paulo.britto@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/0482623069893156

 

Ambulatório de Fisioterapia esportiva

Horário de funcionamento: segundas-feiras e quartas-feiras de 12:00 às 18:00

Equipe: Paulo Augusto de Almeida Britto - paulo.britto@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/0482623069893156

Priscila Monteiro Veras – priscila.veras@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/4672923831792212

 

Ambulatório de Fisioterapia nas doenças reumatológicas

Horário de funcionamento: segundas, quartas e sextas-feiras de 07:00 às 13:00. Terças e quintas-feiras de 13:00 às 19:00

Equipe: Fábio Pereira Gomes – gomes.fabio@ebserh.gov.br

O Ambulatório de Fisioterapia da criança e adolescente é um espaço de assistência integrada ao processo de ensino, extensão e pesquisa que envolve a participação de fisioterapeutas da EBSERH, alunos e professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

O ambulatório atende desde bebês até adolescentes com 17 anos completos, incluindo várias especialidades como neurologia infantil, pneumologia infantil, reumatologia infantil, traumatologia, bebês prematuros ou não com atraso do desenvolvimento ou desenvolvimento atípico e diversas síndromes que cursam com atraso motor.

As consultas são todas marcadas por telefone 4009-5319 ou diretamente com um dos profissionais no horário de funcionamento do serviço. Para ingressar no ambulatório é necessário encaminhamento de um profissional e ter prontuário no Hospital Universitário (documentos necessários para abrir prontuário: Cartão SUS, comprovante de residência, certidão de nascimento). Caso haja vaga, a criança ou adolescente será inserido imediatamente no ambulatório, passará por uma avaliação e seus responsáveis por orientações pertinentes ao serviço e ao caso clínico. Se não houver vaga, a criança ou adolescente irá para uma lista de espera e quando liberar a vaga, será chamado para tratamento. Não serão reinseridos no ambulatório pacientes que abandonaram o tratamento ou que já tiveram alta, exceto nos casos de outras indicações.

 

Horário de funcionamento: diariamente de 8:00 às 18:00.

Equipe:

Aline Dutra de Sousa - aline.dutra@ebserh.gov.br

Kátia – katia.pereira@ebserh.gov.br

Luciana Santos De Carvalho – luciana.lcarvalho@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/0997067623118816

Priscilla Clara De Godoy Araújo Costa – priscilla.araujo@ebserh.gov.br

O Ambulatório atende desde bebês até crianças de 7 anos, incluindo várias especialidades como neurologia e psiquiatria infantil, bebês prematuros, bebês com atraso do desenvolvimento, desenvolvimento atípico e diversas síndromes que cursam com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. 

As consultas são todas marcadas por telefone 4009-5319 ou diretamente com um dos profissionais no horário de funcionamento do serviço. Para ingressar no ambulatório é necessário encaminhamento de um profissional da rede SUS e possuir prontuário no Hospital Universitário (documentos necessários para abrir prontuário: Cartão SUS, comprovante de residência, certidão de nascimento). Não serão reinseridos no ambulatório crianças que abandonaram o tratamento ou que já tiveram alta, exceto nos casos de outras indicações.

Inicialmente, será agendada uma avaliação, na qual o responsável receberá orientações pertinentes ao serviço e ao caso específico da criança. Se houver vaga, a criança será imediatamente inserida no ambulatório.

 

Horário de funcionamento: segundas, quartas e sextas-feiras de 12:00 às 18:00. Terças e quintas-feiras de 7:00 às 13:00.

Equipe:

Edna Maria Lopes Pereira - edna.epereira@ebserh.gov.br

O Ambulatório de Fisioterapia em Nefrologia do HU-UFJF é um dos serviços pioneiros no Brasil nesta área e integra atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades são desenvolvidas por fisioterapeutas da EBSERH, residentes do HU-UFJF, alunos do curso de Fisioterapia e professores da UFJF.

O ambulatório atende pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. Os atendimentos acontecem durante as sessões de hemodiálise sob supervisão direta dos profissionais e incluem diferentes modalidades de exercícios, como treinamento aeróbico, fortalecimento, entre outros.

Os principais objetivos do ambulatório são: inserir um programa de fisioterapia como parte da atenção integral ao paciente com doença renal crônica submetido ao tratamento hemodialítico; reduzir a monotonia das sessões de hemodiálise; proporcionar ao paciente melhor condição clínica, fisiológica, psicológica, social, profissional e, consequentemente, ganho na qualidade de vida.

Considerando que os atendimentos são realizados durante as sessões de hemodiálise, não conseguimos atender todas as especialidades da Fisioterapia neste ambulatório. Neste sentido, se houver indicação de outras especialidades, o paciente será encaminhado para os outros ambulatórios do serviço.

 

 

Horário de funcionamento: diariamente de 7:00 às 19:00.

Equipe:

Daniele Thomé Silva – daniele.thome@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/7755719220466924

Fabrício Sciammarella Barros – fabricio.barros@ebserh.gov.br – http://lattes.cnpq.br/5912684157302180

Maycon de Moura Reboredo – maycon.reboredo@ebserh.gov.br – http://lattes.cnpq.br/7917461069763204

O Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional do Adulto e do Idoso é um espaço de assistência integrada ao processo de ensino, extensão e pesquisa que envolve a participação de fisioterapeutas da EBSERH, residentes do HU-UFJF, alunos e professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

O ambulatório atende pacientes com quadro clínico de origem neurológica a partir dos 18 anos, englobando doenças neurológicas progressivas ou não progressivas originadas por lesões/alterações no sistema nervoso central, periférico e autônomo. Além disso, a equipe também realiza atendimentos em grupos com pacientes que possuem diagnóstico de hanseníase, neuropatia periférica e doença de Parkinson.

Para ingressar no ambulatório, o paciente necessita de um encaminhamento de qualquer profissional do HU-UFJF e realizar uma avaliação inicial pelo Ambulatório de Primeira Consulta. Nessa primeira consulta, o paciente será avaliado e receberá orientações de autocuidado específicas para o caso. O nome do paciente será colocado de forma imediata na lista de espera da Fisioterapia Neurofuncional do Adulto e do Idoso. Caso haja vaga, já serão marcados os dias e horários das sessões, mas se não houver, as secretárias da Fisioterapia entrarão em contato assim que a vaga estiver disponível. Não serão reinseridos no ambulatório pacientes que abandonaram o tratamento ou que já tiveram alta, exceto nos casos de outras indicações.

 

Horário de funcionamento: diariamente de 7:00 às 19:00.

Equipe:

Bruno Lionardo de Paula – bruno.paula@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/0931719410729845

Denise Azevedo Gomes Freitas – denise.azevedo@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/1337611856932766

Miguel Nunes Fam Neto - miguel.neto@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/6832152625379757

O Ambulatório de Fisioterapia Geriátrica é um espaço de assistência integrada ao processo de ensino, extensão e pesquisa que envolve a participação de fisioterapeutas da EBSERH, residentes do HU-UFJF, alunos e professores da UFJF.

O ambulatório atende pacientes idosos que apresentam: risco/histórico de quedas, pós-operatório de fraturas em idosos com multimorbidades, osteoporose, osteopenia e sarcopenia, dor crônica, Alzheimer, distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao envelhecimento e fragilidade. Além disso, a equipe também realiza atendimentos em grupos para prevenção de quedas e exercícios físicos para idosos com queixa de memória. Não serão reinseridos no ambulatório pacientes que abandonaram o tratamento ou que já tiveram alta, exceto nos casos de outras indicações.

Para ingressar no ambulatório, o paciente necessita de um encaminhamento de qualquer profissional do HU-UFJF, ter mais de sessenta anos e realizar uma avaliação inicial pelo Ambulatório de Primeira Consulta. Nessa primeira consulta, o paciente será avaliado quanto a vulnerabilidade por meio de uma escala própria e receberá orientações de autocuidado específicas para o caso. O nome do paciente será colocado de forma imediata na lista de espera da Fisioterapia Geriátrica. Caso haja vaga, já serão marcados os dias e horários das sessões, mas se não houver, as secretárias da Fisioterapia entrarão em contato assim que a vaga estiver disponível.

 

Horário de funcionamento: diariamente das 7:00 às 19:00.

Equipe:

Gláucia Cópio Vieira – glaucia.vieira@ebserh.gov.br- http://lattes.cnpq.br/3609900841933078

Maria Priscila Wermelinger Ávila – maria.avila@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/3596506235229207

O Ambulatório de Fisioterapia Pélvica é voltado para o tratamento conservador das disfunções urológicas (incontinência urinária feminina e masculina, infecção do trato urinário de repetição, bexiga hiperativa e neurogênica, disfunções sexuais masculinas pós-prostatectomia); disfunções ginecológicas (prolapso dos órgãos pélvicos até grau II, disfunções sexuais feminina, dor pélvica crônica); disfunções anorretais (incontinência anal, constipação intestinal, anismo, dor anorretal); atendimento a gestante na preparação para o parto e nas complicações decorrentes da gestação; e nas disfunções pós-tratamento de câncer de mama e cânceres pélvicos. O ambulatório alia atividades de ensino, extensão e pesquisa que envolve a participação de fisioterapeutas da EBSERH, residentes do HU-UFJF, alunos e professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

O ambulatório atende pacientes a partir de 18 anos e as avaliações são realizadas por uma equipe composta por Fisioterapeutas e dependendo da condição do paciente é realizado um atendimento em conjunto com os Psicólogos e os Nutricionistas. Todos os pacientes avaliados são acompanhados de forma individual em uma sala reservada, por um período de 20 atendimentos, com frequência de dois encontros semanais. Após este período, dependendo da condição e da evolução deste paciente, ele é direcionado ao atendimento em grupo, composto por no máximo dez pacientes com a mesma condição de saúde, no qual permanecerá por mais um ano, com frequência de um encontro semanal.

Para identificar se o quadro do paciente corresponde às linhas de cuidado atendidas por esse ambulatório, o paciente necessita de um encaminhamento de qualquer profissional do HU-UFJF e realizar uma avaliação inicial pelo Ambulatório de Primeira Consulta. Se for confirmado o enquadramento, o paciente receberá orientações iniciais e será direcionado às linhas de cuidado correspondente ao seu quadro e aguardará em seu domicílio uma ligação do serviço para dar início ao tratamento.

 

Nossa equipe respeita a individualidade do paciente, sempre trabalhando com a perspectiva de alta, automanejo e comprometimento do paciente com seu tratamento. A evolução do tratamento é pautada em critérios centrados no paciente, definidos pela equipe. Realizamos reuniões semanais para discussões dos casos atendidos no dia e capacitação da equipe, buscando tratamentos baseados em evidência.

 

Horário de funcionamento:  diariamente das 7:00 às 18:00.

Equipe:

Elaine Andrade Moura – elaine.andrade@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/4203591468825463

Priscila Almeida Barbosa – priscila.pbarbosa@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/1324085377094016

O Ambulatório de Reabilitação Cardiopulmonar é um espaço de assistência integrada ao ensino, extensão e pesquisa e envolve a fisioterapeutas EBSERH, residentes, alunos e docentes da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

O ambulatório atende pacientes estáveis, a partir de 16 anos. Para participar, o paciente necessita de um encaminhamento de profissional do HU-UFJF e realizar avaliação pelo Ambulatório de Primeira Consulta da fisioterapia. Confirmado o enquadramento, o paciente receberá orientações iniciais e aguardará, em seu domicílio, uma ligação do serviço para dar início ao tratamento.

O programa de Reabilitação Cardiopulmonar respeita a individualidade do paciente, trabalhando com a perspectiva de alta, integrando-o ao tratamento. Não serão reinseridos no ambulatório pacientes que abandonaram o tratamento ou que já tiveram alta, exceto nos casos de outras indicações.

O Ambulatório de Reabilitação Cardiopulmonar atende as seguintes linhas de cuidado: 

Reabilitação Cardiovascular

Voltada para pacientes com insuficiência coronariana, insuficiência cardíaca, cardiopatia, valvopatia, disautonomia, câncer, doença arterial obstrutiva periférica, pré ou pós-óperatório.

Reabilitação pulmonar

Direcionado a pacientes com diagnóstico de pneumopatia, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema, asma, fibrose pulmonar, doença intersticial pulmonar, câncer, bronquiectasia, paralisia diafragmática, sequela de tuberculose tratada, pré ou pós-operatório.

 

Horário de funcionamento:  terças-feiras das 07:00 às 13:00 e nos demais dias das 07:00 às 19:00.

Equipe:

Joice Gomide Nolasco de Assis – joice.assis@ebserh.gov.br – http://lattes.cnpq.br/3217709791548805

Giovani Bernardo Costa – giovani.costa@ebserh.gov.br – http://lattes.cnpq.br/8128103374200661

O Ambulatório Interprofissional da Dor é um espaço de assistência integrada com a missão de ajudar as pessoas a ter um papel ativo na gestão da dor e recuperar o controle de sua vida. O ambulatório alia atividades de ensino, extensão e pesquisa que envolve a participação de fisioterapeutas da EBSERH, residentes do HU-UFJF, alunos e professores da Faculdade de Fisioterapia da UFJF.

O ambulatório atende pacientes a partir de 18 anos, que apresentam dores generalizadas há mais de três meses. As avaliações são realizadas por uma equipe interprofissional composta por Fisioterapeutas, Psicólogos, Assistentes Sociais, Nutricionistas e Educadores Físicos. Todos os pacientes avaliados são acompanhados pela equipe interprofissional por 6 meses.

Para identificar se o quadro do paciente corresponde às linhas de cuidado atendidas por esse ambulatório, o paciente necessita de um encaminhamento de qualquer profissional do HU-UFJF e realizar uma avaliação inicial pelo Ambulatório de Primeira Consulta. Se for confirmado o enquadramento, o paciente receberá orientações iniciais e será direcionado às linhas de cuidado correspondente ao seu quadro e aguardará em seu domicílio uma ligação do serviço para dar início ao tratamento.

Nossa equipe respeita a individualidade do paciente, sempre trabalhando com a perspectiva de alta, automanejo e comprometimento do paciente com seu tratamento. A evolução do tratamento é pautada em critérios centrados no paciente, definidos pela equipe. Realizamos reuniões semanais para discussões dos casos atendidos no dia e capacitação da equipe, buscando tratamentos baseados em evidência.

 

Horário de funcionamento: Sexta-feiras de 13:00 às 18:00.

Equipe:

Anna Paula Campos Sarchis – anna.sarchis@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/3929434637594125

Gláucia Cópio Vieira – glaucia.vieira@ebserh.gov.br- http://lattes.cnpq.br/3609900841933078

Paulo Augusto de Almeida Britto – paulo.britto@ebserh.gov.br - http://lattes.cnpq.br/0482623069893156

O Ambulatório de Atividade Física e Saúde é um espaço de assistência integrada ao processo de ensino, extensão e pesquisa que envolve a participação do educador físico da EBSERH, residentes do HU-UFJF, professores e alunos da Faculdade de Educação Física da UFJF.

São atendidos pacientes encaminhados de qualquer ambulatório do HU-UFJF, desde crianças à idosos. Não serão reinseridos no ambulatório pacientes que abandonaram o tratamento ou que já tiveram alta, exceto nos casos de outras indicações.

Para ingressar no ambulatório, o paciente necessita de um encaminhamento de qualquer profissional de saúde do HU-UFJF, que identifique a necessidade de avaliação física e orientação sobre prática de atividade física e exercício físico. Os pacientes serão reavaliados e orientados de quatro em quatro meses, sem previsão de alta. Durante a primeira avaliação, será feito o convite para participação no programa de exercício físico regular do Ambulatório de Atividade Física e Saúde. Havendo o interesse, o paciente será encaminhado para o serviço de cardiologia do HU-UFJF, para liberação para o início das atividades. Caso haja vaga, serão marcados os dias e horários das sessões, mas se não houver, entrarão na lista de espera e serão avisados assim que a vaga estiver disponível.

O programa de exercício físico regular consiste em treinamento aeróbico de moderada intensidade em esteira, bicicleta ergométrica ou cicloergômetro manual, além de alongamentos musculares. A prescrição é sempre baseada nas recomendações preconizadas pelas diretrizes de cada doença e considera de forma individualizada as metas, limites e tolerância dos pacientes.

 

Horário de funcionamento: diariamente das 7:00 às 16:00.

Equipe:

Fellipe Silva Rodrigues – fellipe.rodrigues@ebserh.gov.br – http://lattes.cnpq.br/5677136366325516

 
Serviço de Fonoaudiologia

O Serviço de Fonoaudiologia do HU-UFJF atende a pacientes nas enfermarias de adulto e de pediatria, além do atendimento geral no ambulatório. Tem como objeto central de atuação os distúrbios de voz, fala, linguagem, deglutição e audição, principalmente em adultos. Dessa forma, as ações ofertadas são:

  • Ambulatórios de disfonia (alterações de voz), disartria (alterações de fala de ordem neurológica), afasia (alterações na linguagem de ordem neurológica), disfagia (distúrbio de deglutição), motricidade orofacial;
  • Ambulatório de Follow-up para recém-nascido de risco (acompanhamento aos pacientes da pediatria);
  • Avaliação e acompanhamento de pacientes portadores de distúrbios de fala, linguagem e deglutição nas enfermarias do HU-UFJF;
  • Avaliação e acompanhamento dos distúrbios de deglutição em pacientes do CTI;
  • Avaliação e acompanhamento de recém-nascidos com dificuldade de sucção e disfagia nas enfermarias do Serviço de Pediatria;
  • Além disso, o serviço oferece os seguintes exames auditivos: Audiometria tonal e vocal; Weber audiométrico; Imitanciometria (timpanometria, compliância e reflexo acústico); Bera; Vectoeletronistagmografia; e Emissões otoacústicas.