Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

CONHEÇA A CIPA

O QUE É?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA é formada por colaboradores indicados pelo empregador e eleitos pelos empregados, treinados para colaborar na prevenção de acidentes de trabalho.

 

QUAL A FUNÇÃO?

Colaborar com a Instituição na prevenção de acidentes, eliminando e/ou reduzindo os riscos.

 

ATRIBUIÇÕES DA CIPA:

- Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar os Mapas de Riscos.

- Discutir os acidentes ocorridos.

- Sugerir medidas de prevenção.

- Promover e zelar pelas medidas de segurança.

- Despertar o interesse dos colaboradores pela prevenção, fomentando um comportamento preventivo.

- Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT.

 

O QUE O CIPEIRO FAZ?

- Identifica os riscos no processo de trabalho e elabora os Mapas de Riscos com o auxílio do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST).

- Realiza periodicamente inspeções para minimizar e/ou eliminar atos e condições inseguras.

- Participa em conjunto com o SOST na investigação de acidentes de trabalho, quando houver, propondo medidas para a solução dos problemas identificados.

- Promove anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

- Colabora no desenvolvimento e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e outros programas relacionados a segurança.

- Participa da Campanha Anual de Prevenção da Aids.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR A CIPA

- Colaborando com a Gestão da CIPA.

- Participando da eleição dos seus representantes Cipeiros

- Indicando as situações de risco e apresentando soluções que minimizem ou eliminem o risco.

- Aplicando no ambiente de trabalho as orientações sobre prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.