Notícias Notícias

Voltar

Evento discute situação atual e ações de enfrentamento à COVID-19

CONHECIMENTO

Evento discute situação atual e ações de enfrentamento à COVID-19

Mesa de debates com participação do HU-UFMA integrou programação da Universidade Federal do Maranhão no I Congresso da ANDIFES

Durante o primeiro dia do 1º Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que acontecerá até esta quinta- feira, 18, em sistema totalmente online, o Hospital Universitário da UFMA ( HU-UFMA) participou de uma mesa temática integrando a programação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com o enfoque “Cenário epidemiológico do coronavírus no MA e as ações do HU-UFMA no enfrentamento da Covid-19”.

A participação do HU-UFMA aconteceu das 10h30 às 12h com mediação feita pela chefe da Unidade de Comunicação Social do HU-UFMA, a pedagoga e relações públicas, Luciana Machado e as palestras foram ministradas pela superintendente do Hospital, professora doutora Joyce Lages e o médico epidemiologista e professor doutor do Curso de Medicina,  Antônio Augusto Silva.

A primeira palestra apresentou um panorama epidemiológico da COVID-19 em São Luís e no estado do Maranhão, esclarecendo também os possíveis cenários futuros que podem ser ocasionados pela doença. A segunda tratou especificamente das ações desenvolvidas pelo Hospital Universitário, envolvendo a capacitação de profissionais para a assistência segura e qualificada, gestão e desenvolvimento de pesquisas com o objetivo de esclarecer informações sobre a doença.

“A ideia das mesas foi fazer um balanço das ações que a UFMA e o HU-UFMA vêm desenvolvendo ao longo desses três meses de suspensão de aulas presenciais e de trabalho árduo de atendimento no hospital, e ainda abrir um espaço para os questionamentos dos participantes”, esclareceu o vice-reitor, Marcos Fábio Matos.

A programação da universidade foi iniciada com uma mesa realizada das 9h às 10h30 discutindo “As ações da UFMA no enfrentamento à Covid-19”, com participação do vice-reitor, professor doutor Marcos Fábio Belo Matos, como moderador, e, como palestrantes: as professoras Isabel Ibarra Cabrera, pró-reitora de Ensino e Josefa Melo de Sousa Bentivi, pró-reitora de Extensão.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu a todos os participantes que acompanharam a mesa e, principalmente, ao professor convidado Antônio Augusto Silva pela disponibilidade em participar do evento, bem como a oportunidade de mostrar mais uma vez as ações desenvolvidas pelo hospital. “O enfrentamento da COVID-19 tem sido um momento desafiador para a gestão do hospital e nesse contexto é fundamental mantermos o diálogo e a transparência das nossas ações com toda a sociedade”, afirmou.

Os eventos da UFMA estão integrados ao conjunto de ações que todas as universidades filiadas à Andifes organizaram, cada uma na sua plataforma veiculando simultaneamente, agregados ao site da entidade.