Notícias Notícias

Voltar

Evento on-line é realizado em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade

Desafio

Evento on-line é realizado em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade

19 setores foram certificados por alcançarem entre 80% a 100% dos requisitos das Avaliações Internas da Qualidade

Na manhã desta quinta-feira, 12/11, foi realizada a Cerimônia de Premiação da 1ª Avaliação Interna da Qualidade do Hospital Universitário da UFMA em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade. O evento foi promovido pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde e foi realizado no formato on-line com participação da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, da chefe do Serviço de Gestão da Qualidade da Ebserh, Márcia Amaral Dal Sasso e da chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, Sirlei Garcia Marques. Mais de 100 pessoas participaram e puderem acompanhar as apresentações e a entrega dos selos de conformidades do AvaQualis                      para os setores que atenderam os requisitos avaliados.

Após a abertura, Márcia Amaral fez uma apresentação sobre a Importância da Comemoração do Dia Mundial da Qualidade e da Avaliação Interna da Qualidade. Ela destacou a relevância de realizar um evento para abordar um tema tão essencial “ É a primeira vez que comemoramos de forma integrada e isso representa um marco para a Rede Ebserh. A data já é comemorada há bastante tempo e acontece toda segunda quinta-feira do mês de novembro. Vamos melhorar a qualidade, a partir de parâmetros já estabelecidos e que devem ser atingidos por todos os hospitais da rede. A cada ciclo vamos melhorando um pouco. É um desafio coletivo”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu o empenho de todos, parabenizando aos 19 setores que receberam os selos que alcançaram entre 80% a 100% dos requisitos do AvaQualis “É um momento muito gratificante e começo parabenizando a todos os envolvidos pela dedicação e esforço para a melhoria dos processos. O resultado é fruto de um trabalho de equipe. E que muito ainda se tem para fazer. ”

O Programa Ebserh de Gestão da Qualidade consiste em um sistema próprio de avaliação periódica das atividades para promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira. Dentro do Programa, está previsto o selo SEQuali, que visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem os padrões estabelecidos em avaliações externas, após a realização das Avaliações Internas da Qualidade (Avaqualis).

Neste mês de novembro, os hospitais da Rede Ebserh concluíram a primeira edição da Avaqualis (avaliação interna), quando as equipes dos Setores de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde da Rede Ebserh trabalharam com os demais setores dos hospitais nos planos de melhoria dos processos de trabalho e, consequentemente, dos resultados, que embasarão as avaliações externas e as posteriores concessões dos selos de qualidade. Esse trabalho também irá subsidiar a Ebserh no desenvolvimento de ações de apoio às melhorias nos hospitais da Rede.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, Sirlei Garcia Marques foi quem entregou os certificados para os representantes dos serviços durante a cerimônia on-line e após o evento entregou também diretamente nos setores, aproveitando o momento para parabenizar os profissionais de cada área envolvida.  

Para 2021, estão previstas as primeiras visitas aos hospitais mais maduros, do ponto de vista da rede Ebserh, para proceder-se a avaliação externa, que será realizada por profissionais notadamente capazes da própria Rede e por expertos de outras unidades hospitalares ou agências acreditadoras.

Setores que receberam os selos:

Superintendência:

Unidade de Planejamento

Unidade de Gestão de Riscos assistenciais

Vigilância epidemiológica

Serviço de Controle de Infecção relacionada à Assistência à Saúde 

Unidade de Gestão da Qualidade

Processos de SGPTI

Comunicação

Gerência de Ensino e Pesquisa:

Telessaúde

Pesquisa Clínica

Gerência de Atenção à Saúde:

Obstetrícia

Centro Cirúrgico

Unidade Transfusional

Reabilitação

Setor Farmácia

Unidade de Laboratório de Análises Clínicas

Unidade de Diagnóstico por Imagem

Unidade de Anatomia Patológica

Faturamento

Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados

 

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

Imagens:

Ascom HU-UFMA