Notícias Notícias

Voltar

Serviço de Coloproctologia comemora a aprovação de ex-residente

PROVA DE TÍTULO

Serviço de Coloproctologia comemora a aprovação de ex-residente

Resultado mostra o comprometimento com o ensino público de qualidade na área da saúde

O Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comemora mais uma conquista. Trata-se da aprovação de mais um residente na prova de título da Sociedade Brasileira de Coloproctologia para a concessão do Título de Especialista em Coloproctologia da Associação Médica Brasileira.        

A prova foi realizada no mês de setembro, em Fortaleza, e o resultado foi divulgado nesta segunda, 04 de novembro. Segundo o chefe do Serviço de Coloproctologia do HU-UFMA, João Batista Barreto, o resultado do exame nacional mostra o comprometimento do hospital com o ensino público de qualidade na área da saúde. “Isso é fruto de muito empenho de todos, principalmente da gestão, por melhorias. Nossos residentes têm acesso ao que há de melhor no SUS para diagnóstico e tratamento na área de coloproctologia. O que resulta em uma formação cada vez melhor dos residentes egressos deste hospital”. 

A ex-residente aprovada na prova de título de 2019 é a médica Débora Pinheiro de Andrade. A residência em Coloproctologia oferece uma vaga anualmente. Os residentes são inseridos na rotina do serviço, perpassando por momentos de aulas teóricas, vivência no ambulatório, centro cirúrgico, imersão em pesquisas científicas, dentre outros. Tem duração de dois anos, caracterizados pelo treinamento em serviço, em regime de tempo integral e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e técnica. A residência em Coloproctologia do HU-UFMA já entregou para a sociedade quatro especialistas.

A Residência Médica, de acordo com a Lei 6.932 de 07/07/1981, constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de Curso de Especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

A Coloproctologia é uma especialidade médica que atua em toda a parte clínica, nos exames e tratamentos (clínicos e cirúrgicos) das doenças do intestino, do reto e do ânus. As doenças mais frequentes, tratadas pela coloproctologia, são as doenças orificiais, como por exemplo, as hemorróidas, as fissuras anais, as DSTs, os sangramentos digestivos, as doenças inflamatórias intestinais como: Crohn e retocolites, e os cânceres de reto e intestino grosso. Desde 2014, o serviço foi contemplado com um Programa de Residência Médica na área, além de já servir como campo de estágio para acadêmicos do curso de medicina da UFMA.   

O Serviço está localizado no terceiro andar da Unidade Presidente Dutra, no qual conta com uma equipe multiprofissional que faz o acompanhamento dos pacientes internados e também por meio do ambulatório da especialidade.

 

Por Alexsandra Jácome

Ascom do HU-UFMA