Notícias Notícias

Voltar

Novos membros da CIPA são empossados

Segurança

Novos membros da CIPA são empossados

Colaboradores são treinados antes de iniciarem suas atividades na Comissão

O Hospital Universitário da UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, realizou no período de 3 a 7 de fevereiro o treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). No encerramento, foram empossados os novos membros que integrarão a Cipa do HU-UFMA/Ebserh para a gestão 2020.

O treinamento abordou temas que envolvem a organização da Cipa, tais como objetivo, funcionamento, reuniões e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão, com foco na segurança do trabalho. São eles: noções de primeiros socorros e combate a incêndios, riscos originados do processo produtivo, noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa, entre outros. O evento serviu para subsidiar os novos cipeiros para o desempenho de suas atividades durante toda a gestão. A capacitação foi realizada pelos profissionais do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST).

A Comissão contará com oito titulares e sete suplentes eleitos pelos empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, que representarão a classe e mais oito titulares e sete suplentes, que representarão o empregador, a Ebserh. A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e a promoção da saúde e de um ambiente de trabalho seguro. A escolha dos membros da Comissão se deu por meio de processo eleitoral realizado no final de 2019.

O gerente de Administração do HU-UFMA, Eurico Santos Neto, iniciou agradecendo o empenho da última gestão e desejando boas-novas aos que estão iniciando. “ A Cipa é uma comissão muita estratégica dentro da instituição e é inquestionável sua evolução ao longo desses anos. E sabemos que isso é resultado de um esforço conjunto. Estamos à disposição para ajudar naquilo que for possível e proporcionar as ferramentas e condições necessárias para otimizar a gestão. ”

A chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Erika Beckman, falou sobre o papel da Comissão e citou pontos importantes a serem trabalhados “ É uma satisfação estarmos aqui e iniciarmos mais uma gestão da CIPA. É uma das comissões mais atuantes, sendo fundamental para trabalhar a conscientização e buscar uma mudança de cultura junto aos colaboradores. Desejamos que seja um ano de muitos avanços, que os que estão iniciando venham a somar com tudo que já foi conquistado. ”  

A nova presidente da Cipa, Monika Costa, disse estar otimista com o novo desafio e destacou que pretende fazer uma gestão compartilhada “A colaboração de todos será fundamental para que possamos dar continuidade ao trabalho da comissão. Juntos somos mais fortes, e que assim seja durante todo o ano com o objetivo de buscar melhorias para a segurança do trabalhador e do seu ambiente de trabalho. ”  

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

 

 

Ascom HU-UFMA