Notícias Notícias

Voltar

Comemorações marcam o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Segurança

Comemorações marcam o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Galeria de trabalhos, exposição de fotos e distribuição de mensagens estiveram entre as atividades voltadas para os trabalhadores da saúde

Na manhã desta quinta-feira, 17, os profissionais do Hospital Universitário da UFMA receberam uma homenagem em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado oficialmente na data de 17 de setembro. A ação foi idealizada pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, que percorreu os setores do hospital entregando chocolates e mensagens de agradecimento pela dedicação e esforço diário de cada um, principalmente diante do contexto inusitado vivido por todo o mundo no ano de 2020, além de um mural com os resumos dos trabalhos produzidos com o foco na segurança dos profissionais e pacientes e um mural com fotografias dos setores que aturam arduamente durante a pandemia do novo coronavírus.

Esse ano o tema da Campanha foi “Segurança dos profissionais de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente” e teve o slogan “Profissionais de saúde seguros, pacientes seguros”. A chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, Sirlei Garcia Marques, explicou qual foi o foco da campanha “O nosso olhar hoje está sendo para os trabalhadores, principalmente os que ficaram na linha de frente do enfrentamento da Covid-19. O nosso setor agradece imensamente a esses profissionais que doaram suas vidas em prol do outro. ”

Os objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente são aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão global e estimular a solidariedade e ação globais para promover a segurança do paciente. Esse ano visa mobilizar pacientes, profissionais de saúde, líderes de saúde, formuladores de políticas, acadêmicos, pesquisadores, redes profissionais, setor privado e a indústria de saúde para falarem pela segurança do trabalhador de saúde para melhorar a segurança dos cuidados de saúde e reduzir o risco de danos, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages ressalta que a história do hospital vai ser marcada por esse momento de pandemia e parabeniza a equipe por focar as ações desse dia para homenagear a todos que atuaram nesse enfrentamento “ Ficamos marcados não só pelo fato de atender as pessoas com uma doença que ninguém conhecia, mas na forma como todos se uniram em prol de um objetivo comum, um cuidando do outro, pois nos preocupávamos com os pacientes, mas também ficávamos preocupados uns com os outros. Foi um momento não só de crescermos profissionalmente, mas também de crescermos como seres humanos, minha eterna gratidão pelo trabalho que foi conduzido muito brilhantemente por toda a equipe do hospital”.

Essa ação fez parte também do evento online promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que iniciou ontem, 16 e vai até hoje, 17. Trata-se de um simpósio com o tema “Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19 para melhoria da qualidade, da segurança do paciente e dos profissionais na Rede Ebserh”.

O evento virtual teve o intuito de apresentar as inovações dos hospitais que vêm contribuindo para melhorar a segurança dos pacientes, a segurança dos profissionais dos serviços de saúde, a qualidade da assistência, o cuidado humanizado e a vigilância em saúde.  No final do dia serão anunciados os trabalhos premiados e escolhido o melhor vídeo em homenagem aos trabalhadores da linha de frente.

 

Por Danielle Morais

Ascom HU-UFMA