Notícias Notícias

Voltar

Projeto que incentiva a leitura é iniciado no serviço de Neonatologia

Doe livros

Projeto que incentiva a leitura é iniciado no serviço de Neonatologia

A proposta é que as pessoas possam ler, trocar, doar e trazer de volta, de forma a incentivar a leitura e amenizar as dificuldades por tantas horas vividas em ambiente de UTI

A Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais do Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFMA/Ebserh) inaugurou no final de outubro uma pequena biblioteca na recepção da Unidade. O projeto que deu origem à implantação, chama-se “Ler é o melhor remédio” e tem como objetivo disponibilizar livros em geral para os servidores da Unidade, para os estudantes e residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional, assim como, para os familiares dos bebezinhos internados. A proposta é que eles possam ler, trocar, doar e trazer de volta, de forma a incentivar a leitura e amenizar as dificuldades por tantas horas vividas em ambiente de Terapia Intensiva.

A chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais, Marynea Vale, explica o que motivou a implantação desse projeto e quais os benefícios que ele pode trazer para todos “O nosso objetivo é oferecer bem-estar aos colaboradores, alunos e aos familiares, considerando que a prática da leitura é extremamente importante para a saúde mental das pessoas, em especial neste momento em que vivemos uma situação de angústia e incertezas, devido à pandemia da Covid-19. Além de ser relaxante, estimula a memória, a imaginação e expande o conhecimento, além de melhorar o vocabulário”.

 

Todos os livros foram fruto de doação de membros da equipe e de outros setores do HU-UFMA.

Quem tiver livros de literatura geral em bom estado e quiser doar, pode procurar a secretaria da Unidade, através do telefone 2109-1170.

Saiba mais

Em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810. Inspirado nesse dia tão significativo, a Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais do HU-UFMA aproveitou a data para inaugurar a biblioteca.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Imagens:

Ascom HU-UFMA