Notícias Notícias

Voltar

Natalino Salgado é nomeado reitor da UFMA

DECRETO

Natalino Salgado é nomeado reitor da UFMA

Presidente Bolsonaro assinou decreto nomeando o professor Natalino para exercer o cargo com mandato de quatro anos

Publicada nessa quarta-feira, 6, no Diário Oficial da União, decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nomeando o professor Natalino Salgado Filho para exercer o cargo de reitor da Universidade Federal do Maranhão, a partir do dia 11 de novembro, com mandato de quatro anos. Bolsonaro manteve, assim, o resultado da consulta prévia à comunidade universitária da UFMA, realizada em junho, em que o ex-reitor foi o mais votado entre docentes, discentes e técnico-administrativos, com 49,49% dos votos, mais   que o dobro do segundo colocado. Vantagem ampliada depois com a eleição

Ex-diretor do Hospital Universitário (1997-2007), Natalino Salgado assumirá o comando da UFMA pela terceira vez. Nos dois mandatos anteriores, 2007/2011 e 2011/2015, realizou a maior transformação da história da UFMA. Expandiu a universidade para o continente, implantou novos cursos, fortaleceu a graduação, a pesquisa e pós-graduação, desenvolveu a cultura do empreendedorismo e a inovação no ambiente acadêmico. E executou um programa de obras que ampliaram em muito a infraestrutura da universidade federal.

Natalino Salgado entrou na disputa convocado por representantes dos diversos segmentos da universidade, descontentes com os rumos que a UFMA tomou na atual administração.  Elaborou um plano de gestão participativo, ouvindo os membros da comunidade universitária, em São Luís, e nos demais campi de Pinheiro, Codó, Bacabal, Chapadinha, São Bernardo, Balsas, Grajaú e Imperatriz.

O reitor só deve anunciar a sua equipe após a posse em Brasília, a ser realizada na quarta-feira,13, no MEC. Mas garantiu que será formada por profissionais comprometidos com a eficiência e uma gestão de resultados. A transmissão do cargo em São Luís deve acontecer na próxima quinta-feira, quando será conhecido o nome do vice-reitor. Alan Kardec, Luciano Façanha e Marcos Fábio, nessa ordem, integram a lista tríplice para indicação do vice-reitor da instituição.

Saiba mais

Natalino Salgado Filho nasceu na cidade de Cururupu (MA). Graduou-se em Medicina pela UFMA, fez residência em Clínica Médica na UFRJ, e em Nefrologia, na UERJ. Especializou-se também em Didática de Nível Superior; Imunologia e Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares. É mestre em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutor em Medicina (Nefrologia), também pela UNIFESP. Professor titular da UFMA, coordenador do Projeto PREVRENAL, docente de diversos Programas de Pós-Graduação na UFMA, como o Programa de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UERJ.

Natalino Salgado foi diretor geral do Hospital Universitário (1997 a 2007), transformando-o em Hospital de Ensino, uma referência nacional em alta complexidade. No HU-UFMA, ampliou a Residência Médica e implantou a Residência Multiprofissional. Reitor da Universidade Federal do Maranhão (2007 – 2015), teve gestão reconhecida como a responsável pelo maior crescimento e transformação da história da Instituição. Neste período, houve uma expansão, sem precedentes, do ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização bem como da interiorização e da ampliação multicampi.

Em sua atuação profissional e contribuições ao Maranhão e ao Brasil, Natalino Salgado fundou o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, quando trouxe para São Luís o primeiro rim artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise do Maranhão; fundou a primeira Residência Médica do Maranhão em 1980; presidiu a Sociedade Maranhense de Nefrologia e foi membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia; Presidiu a Comissão de implantação do Hospital Universitário, em 1990.

É membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial (SBH); da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN); da International Society of Nephrology (ISN); da American Society of Nephrology (ASN); da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM); da Sociedade Maranhense de Ciências (SMC); da Academia Maranhense de Letras (AML); do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA) e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES). Natalino Salgado publicou 18 livros e mais de 600 artigos em revistas especializadas e em anais de congressos nacionais e internacionais. Publica semanalmente artigos em jornais. É também editor de Seção/Nefrologia e Epidemiologia Clínica do Brazilian Journal of Nephrology.