Notícias Notícias

Voltar

Curso aborda a prática da enfermagem baseada em evidências

Capacitação

Curso aborda a prática da enfermagem baseada em evidências

Objetivo é estimular o pensamento crítico ajudando na tomada de decisão

Vivemos em um mundo em constante transformação e com muitos avanços tecnológicos, principalmente na área da saúde, gerando grandes desafios para o profissional da área de enfermagem. Pensando em acompanhar esse novo processo do cuidar em que exige novas atitudes, formas e condutas foi que a Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou nesta quinta, 13, o curso “Enfermagem Baseada em Evidências: suporte para tomada de decisão e melhoria da qualidade da assistência”.

A prática baseada em evidências é uma metodologia voltada para a prática clínica muito difundida entre os profissionais da área da saúde e consiste na utilização de evidências científicas. Essas evidências são determinadas por meio de estudos científicos com rigor metodológico, o que auxilia na melhor conduta para a tomada de decisão de acordo com cada caso.

Voltado para os profissionais de enfermagem do hospital, o curso acontece até amanhã, 14, das 8h às 12h e das 14h às 18h e é ministrado pela professora doutora Érica Brandão de Moraes da Universidade Federal Fluminense. A iniciativa busca qualificar ainda mais a assistência prestada pelo profissional de enfermagem, a fim de estimular a tomada de decisão pautada em princípios científicos.

A chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFMA, Araceli Fontenele, destacou a importância do curso. “A gente entende que é algo que vem agregar bastante valor a nossa prática, haja vista que somos uma instituição de ensino e assistência. Ele vem beneficiar e estimular o pensamento crítico dos nossos enfermeiros, levando-os também a trilhar pelo caminho da pesquisa, da busca de dados, da interpretação desses dados, da questão da estatística e assim instrumentalizá-los para uma melhor tomada de decisão”.

Ela ainda complementou informando que a proposta é tornar o curso cíclico na programação da Divisão de Enfermagem, pois enxerga que é algo que vem somar com as iniciativas institucionais que estão sendo pensadas, contemplando também a identidade institucional. 

Danilo Marcelo dos Santos, enfermeiro do HU-UFMA que participa do curso, ressaltou os benefícios da capacitação para o desenvolvimento das atividades. “O curso está sendo excelente, pois estamos aprendendo novas formas de fazer pesquisas que possibilitarão novos olhares sobre nossas práticas de trabalho e que nos ajudarão a pautar cada vez mais as atividades da enfermagem, no âmbito do HU-UFMA, em evidências científicas reconhecidamente eficazes!”.

Ele ainda enfatizou como seria esse benefício de uma forma prática. “Poderemos utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para a realização da construção e revisão dos protocolos operacionais padrão e das instruções de trabalhos da enfermagem do HU-UFMA, assim como na incorporação das tecnologias cuidativas que apresentam as melhores evidências para a prestação de uma assistência integral e de qualidade aos usuários do SUS. Outro benefício importantíssimo do curso é despertar o interesse e as habilidades para o desenvolvimento de pesquisas, especialmente daquelas que possam trazer retornos para a práxis da enfermagem”.

 

Por Alexsandra Jácome

Ascom HU-UFMA