Notícias Notícias

Voltar

Profissionais da saúde recebem homenagem do Festival Guarnicê

Reconhecimento

Profissionais da saúde recebem homenagem do Festival Guarnicê

Reitor da UFMA, Natalino Salgado, recebeu o troféu em nome dos profissionais

Com o tema "Sempre haverá uma janela aberta para o cinema fulorar”, iniciou na noite de ontem, 14, na Concha Acústica da Cidade Universitária da UFMA, o Festival Guarnicê de Cinema 2020. Em sua 43ª edição, por causa da pandemia, o evento veio com um formato diferente, com transmissão on-line e abertura oficial com sessão de cinema drive-in. Na ocasião, foi dado um destaque aos profissionais da saúde que atuam na pandemia enfrentada pelo mundo. O Festival homenageou esses profissionais e o Hospital Universitário da UFMA foi a instituição escolhida para receber a honraria.

A homenagem foi feita por meio de vídeo e cada homenageado ou representante indicado recebeu o troféu Guarnicê. No caso dos profissionais da saúde, quem recebeu o troféu foi o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, figura de grande representatividade para área da saúde e para a história do HU-UFMA. Ele agradeceu a homenagem e destacou a luta desses profissionais que estão vencendo a pandemia “Essa homenagem é em especial àqueles que estão no nosso Hospital Universitário, a nossa equipe de saúde, a todos os profissionais que trabalharam diuturnamente e deram tudo de si, cumpriram a missão de cuidar das pessoas, melhoras seus sofrimentos e salvar vidas. Quero reafirmar nossa gratidão e dizer que a sociedade vê com alegria esse compromisso ético-social da ciência em benefício da nossa sociedade”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, participou da abertura do evento e ressaltou o quanto o reconhecimento é motivador, “Só tenho a parabenizar toda a equipe pela linda festa, tudo perfeito. Em nome do HU-UFMA, agradecemos a linda homenagem, que chegará a todas às equipes. Agradeço o professor Natalino Salgado pelas palavras que também serão repetidas no âmbito do Hospital. O Reconhecimento é para nós uma alegria. A Gratidão é o nosso sentimento mais sincero a todos que pensaram, trabalharam e concretizaram este momento” disse ela. Além do HU-UFMA, grandes nomes que marcaram a história do Festival foram homenageados, como: o ator Othon Bastos, a atriz Dida Maranhão, o desenhista industrial Ezequiel Filho, e o ator e professor Luiz Pazzini.

Este ano, o Festival teve que se reinventar e alterar todo o formato. Na solenidade de abertura em formato drive-in, os convidados puderam assistir ao filme de abertura “Três Verões” de dentro de seus carros. Uma das principais mudanças ocorreu na forma de apresentação dos filmes. As já tradicionais salas de exibição foram substituídas pela exibição via streaming. Para isso, a UFMA criou um aplicativo específico, que trará todos os filmes. O aplicativo está disponível nas versões para Android e IOS. É só baixar e acompanhar toda a programação do evento. Para baixar, entre na Google App ou na loja do Iphone e procure por Guarnicê.

O Guarnicê é composto por diversas mostras temáticas e competitivas:  Mostra Mulheres, Mostra Othon Bastos, Mostra Cinema não tem Idade, Mostra AP43 e Mostra Escola de Cinema do IEMA. Além dos cursos, debates e as oficinas, que todos os anos agitam a cena audiovisual de São Luís, e que poderão ser feitas na forma on-line. Para ter acesso a toda a programação do Festival, basta clicar em portalpadrao.ufma.br/guarnice.

O Festival se estenderá até o dia 21 de outubro com programação on-line e gratuita pela plataforma de streaming e redes sociais da UFMA. De qualquer lugar, acompanhe e participe, também pela internet, das cinco oficinas disponíveis no festival. Uma delas tem parceria com a Academia Internacional de Cinema. Acesse o site https://portalpadrao.ufma.br/guarnice e saiba mais. 

 

Por Alexsandra Jácome com informações da UFMA

Imagens: