Notícias Notícias

Voltar

Identidade institucional do HU-UFMA é reformulada

ATUALIZAÇÃO

Identidade institucional do HU-UFMA é reformulada

Objetivo é rever a missão, propósito, visão e valores para adequar a realidade atual

Na manhã dessa quarta-feira, 9, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu por meio da Unidade de Gestão de Qualidade – UGQ – uma oficina para gestores, chefias, lideranças e superintendência, com o intuito de promover a atualização da identidade institucional do hospital. O objetivo é rever a missão, propósito, visão e valores para adequar a realidade atual da instituição.

A oficina é parte do processo que vem sendo desenvolvido pelo grupo de trabalho criado pela UGQ e que inclui ainda a aplicação de uma pesquisa de opinião com os colaboradores do hospital. O questionário está disponível no site da instituição. Em uma organização, a missão é a finalidade desta, sua razão de ser. Propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente, caracteriza-se como o modo único e autêntico por meio do qual a empresa fará a diferença no mundo. Visão é saber para onde vamos, indica o que a instituição gostaria de se tornar e como gostaria de ser reconhecida. E valor é um conjunto de sentimentos que estruturam ou pretendem estruturar a cultura e a prática da instituição, sendo norteadores da gestão estratégica.

A oficina ocorreu em três etapas: explicação da importância da identidade institucional aos colaboradores; apresentação do mapa estratégico da Ebserh; e aplicação da Matriz Swot. Segundo especialistas, a análise swot incentiva os servidores a refletir sobre a instituição a partir de diversas perspectivas de forma simples, propositiva e objetiva. O próximo passo é organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar a efetividade das atividades realizadas.

Para Vânia Cantanhede, chefe da Unidade de Gestão de Qualidade do HU-UFMA, a mudança é resultado de uma série de análises situacionais. “O HU-UFMA tem passado por vários processos de avaliação e faz parte do grupo que compõe a política ou o programa federal de reestruturação dos hospitais universitários, paralelamente estamos sendo matriciados pelo hospital Alemão Oswaldo Cruz, também. A partir dessas análises, foi verificado que a nossa identidade institucional precisa ser revista, reformulada e, por isso, vários movimentos estão sendo feitos. Criamos um grupo de trabalho, que é composto por gerentes da administração, atenção à saúde, ensino e membros da superintendência para dar os primeiros-passos dessa mudança”, ressalta.  

Álvaro Silva Andrade, chefe da Unidade de Planejamento do HU-UFMA, explica como a Rede Ebserh contribui para essa atividade. “O Projeto Mais Ebserh começou em fevereiro do ano passado, proporcionando a produção de um mapa estratégico correspondente aos anos de 2018 a 2022, pois foi observado que a rede não estava completamente alinhada com os hospitais universitários. Foi criada uma série de orientações, e algumas dessas ações já foram adotadas aqui no hospital, como sustentabilidade, melhorias de processo e a implantação do SEI, que proporcionou e agilidade, transparência”.

A bibliotecária da Gerência de Ensino e Pesquisa, Vânia Serra da Silva, destacou a relevância da participação dos colaboradores no processo. “Esse tipo de atividade ajuda a rever os conceitos da instituição, uma empresa que pensa no futuro precisa estar atenta às mudanças que ocorrem na sua rotina, para assim traçar um melhor método de adequação à sua identidade. Estender o convite a todos os setores, corrobora para que a atualização seja mais assertiva”.

 

Por Beatriz Abrantes

 

Imagens:

Vídeo:

Ascom HU-UFMA