Notícias Notícias

Voltar

Equipe do HU e professores da UFMA têm artigo publicado em revista internacional

PESQUISA

Equipe do HU e professores da UFMA têm artigo publicado em revista internacional

Estudo desenvolvido por profissionais do serviço de Cirurgia Geral aborda um relato de caso raro sobre a síndrome de Poland

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem se destacado na área da pesquisa com produções de relevância internacional. É o caso do estudo realizado pela equipe de Cirurgia Geral do HU-UFMA e professores da UFMA, que foi aceito e publicado na Edorium Journals, revista de notoriedade internacional.

A revista é revisada por pares, de acesso aberto, que publica artigos de alta qualidade em todas as especialidades. Ela encoraja a publicação de relatos, fornecendo uma plataforma para descrever casos únicos, incomuns e raros que aumentam a compreensão do processo da doença, seu diagnóstico, tratamento e correlações clínico-patológicas.

O artigo publicado teve como título “Total intravenous anesthesia in a patient with Poland syndrome submitted to vídeo-laparoscopic inguinal hernioplasty: A case report” e abordou a síndrome de Poland, doença incomum, caracterizada pela ausência ou malformação do músculo peitoral maior e/ou anormalidades na parede abdominal torácica.

O estudo foi realizado em um paciente do sexo masculino, 56 anos, com diagnóstico de hérnia inguinal que foi atendido no ambulatório de Cirurgia Geral do HU-UFMA e investigado quanto a essa deformidade rara que afeta a região abdominal e torácica. O paciente foi submetido a correção cirúrgica laparoscópica minimamente invasiva pela técnica extraperitoneal (TEP) com uso de balão dissector.

O cirurgião geral e pesquisador, Roclides Lima, explica sobre a técnica utilizada na cirurgia. “É uma técnica minimamente invasiva e moderna que permite uma recuperação mais rápida e com menores complicações”. Ele ainda fala sobre o que foi destacado na pesquisa. “O artigo aborda o correto manejo cirúrgico e anestésico desse tipo de enfermidade, já que existem poucos casos registrados na literatura, o que evidencia a necessidade de uma descrição detalhada do manuseio anestésico devido a síndrome de Poland precisar de condutas específicas para evitar complicações.”

Destaca-se o empenho do grupo de pesquisadores que desenvolveu a pesquisa e escreveu o artigo, são eles: Rayssa Fiterman Rodrigues; Roclides Castro de Lima; Guilherme Araujo Rayol; Eduardo José Silva Gomes de Oliveira; Ed Carlos Rey Moura; Caio Marcio Barros de Oliveira; Lyvia Maria Rodrigues de Sousa Gomes e Plinio da Cunha Leal. O HU-UFMA é por excelência um centro de ensino para a formação de profissionais da área de saúde e outras áreas correlatas. Dessa forma, assume a missão de promover pesquisa e tem avançado e ganhado destaque nacional e internacional.

Confira aqui o artigo na íntegra.

 

Por Alexsandra Jácome

Unidade de Comunicação Social