Notícias Notícias

Voltar

Abertas as inscrições para o Workshop de Design Thinking do SUS (DT-SUS)

Inovação

Abertas as inscrições para o Workshop de Design Thinking do SUS (DT-SUS)

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que estão abertas as inscrições para o Workshop de Design Thinking para o SUS (DT-SUS) – Inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde.

O Workshop será realizada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Hospital Albert Einstein e PROADI-SUS, e será destinado aos discentes e docentes dos cursos de Engenharia Elétrica; Computação; Engenharia da Computação; Design; Cursos da área da saúde; Administração (Contábeis e Economia); Psicologia e afins; assim como para os colaboradores do Hospital Universitário da UFMA e técnicos-administrativos da área da saúde.

O programa será sediado na UFMA e acontecerá por meio da equipe do Hospital Albert Einstein juntamente da equipe local do projeto composta por representantes da Diretoria de Empreendedorismo (DEMP/AGEUFMA) e do Hospital Universitário da UFMA.

Durante o workshop, equipes multidisciplinares   formadas por estudantes, professores, técnicos   da área de saúde terão oportunidade de, utilizando a metodologia de Design Thinking, realizar o mapeamento e a descoberta de problemas que afetam os indicadores de saúde do Brasil, bem como de criar soluções com o potencial de transformar esses indicadores por meio da inovação.

Com duração de 04 dias (segunda a quinta) em outubro de 2020, o Workshop será realizado de forma remota, com as três primeiras aulas de 9h às 12h com conteúdo técnico e atividades, e o último dia sendo destinado à apresentação dos projetos. O Workshop contará com até 36 participantes, que serão divididos em categorias:

  • Healer: discente da área da saúde, responsável  por  trazer  conteúdos  e problemas que tenha observado durante suas atividades de campo, podem atuar em diversas áreas;
  • Hipster: discente de design e cursos afins. É a pessoa responsável por conectar os usuários aos produtos  desenvolvidos.  Ele tem a função de  entender  as necessidades do consumidor para criar, comunicar e empacotar um produto que seja fácil de entender e consumir. Ele usa a criatividade para desenvolver uma identidade visual, pensar na experiência do usuário e interfaces das soluções desenvolvidas; 
  • Hacker: discente da área de tecnologia.  Responsável pelo desenvolvimento e prototipação da solução. Ele vai  construir as soluções utilizando  linguagens de programação ou construir hardware específico; 
  • Hustler: discente de administração e   cursos afins, responsável pelo desenvolvimento do negócio. Ele deve pensar em estratégias, modelos de negócio, vendas e no desenvolvimento de parcerias estratégicas. 

As inscrições serão gratuitas e deverão ser efetuadas de 13 a 20 de outubro de 2020 por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrYJ_655e6UCvFDBD9TPLI5ctqaMK3pY2EwZOgDXqlfD5jnw/viewform

CRONOGRAMA 

  • Lançamento da chamada para inscrições – 13 de outubro de 2020
  • Período de inscrição dos participantes – 13 a 20 de outubro de 2020
  • Seleção dos participantes – 21 a 22 de outubro de 2020
  • Divulgação do resultado da seleção e comunicação aos inscritos – 22 de outubro de 2020
  • Confirmação de participação – 23 de outubro de 2020
  • Divulgação final dos participantes – 23 de outubro de 2020
  • Workshop - São Luís – 26 a 29 de outubro de 2020

Texto: Daphne Ramos/AGEUFMA
Última alteração em: 14/10/2020 11:11

Comunicação da UFMA