Notícias Notícias

Voltar

HU-UFMA capacita mais uma turma de preceptores

QUALIFICAÇÃO

HU-UFMA capacita mais uma turma de preceptores

Aperfeiçoamento é dirigido aos empregados e/ou servidores públicos que atuam como preceptores

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), encerrou hoje, 27, mais uma turma do curso de Capacitação em Preceptoria em Saúde. Ele tem o objetivo de aprimorar as práticas da preceptoria e promover o desenvolvimento das competências educacionais dos profissionais, sendo ofertado aos empregados e/ou servidores públicos que atuam como preceptores no HU-UFMA.

Devido a pandemia, o curso precisou ser adaptado e seguir todas as recomendações sanitárias para que ocorresse de forma segura. Antes eram oferecidas 120 vagas, sendo 60 para o turno da manhã e 60 para a tarde. Mas com as adequações deste ano, somente foram oferecidas 23 vagas, sendo 13 em cada turno.  O curso contou com a parceria da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas.

A coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde do HU-UFMA, Maria do Socorro Alves Cardoso da Silva, contou que o curso iniciou com esse formato modulado em 2019 e que tem tido um feedback bastante positivo. “Temos sentido pelos depoimentos dos preceptores que o curso tem sido muito bom. São seis módulos no total. O primeiro aborda os instrumentos normativos, regulamentos, normas e projeto pedagógico; o segundo é sobre preceptoria coach; o terceiro destaca a importância do relacionamento interpessoal; o quarto aborda a resolução de conflitos; o quinto e que é muito importante por ter sido criado por sugestão dos próprios preceptores, é sobre metodologias de ensino; e o último é a avaliação do residente. Todos contribuindo para o desenvolvimento das competências educacionais promovendo assim, o exercício de preceptoria com excelência. ”.

A psicóloga do HU-UFMA, Ana Carolina Barcelos Coelho, participou do curso e destacou o que mais lhe impactou. “O curso de preceptoria correspondeu minhas expectativas na medida em que foram contempladas várias temáticas, inclusive temas ligados ao autoconhecimento. Foi oportunizado um espaço para reflexão acerca da nossa prática, sobre nossas possibilidades e limitações e pontos a melhorar. Também tive oportunidade de trocar experiências com outros preceptores, o que foi de grande valia uma vez que pude visualizar a prática da preceptoria nos diversos campos e categorias. Além de ter sido um espaço para a criação e fortalecimento de vínculos com vários profissionais. ”

Além da coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde do HU-UFMA, Maria do Socorro Alves Cardoso da Silva, a capacitação contou com a participação dos facilitadores: Ana Maria Régis Vasconcelos, José Neres Sousa Júnior, Ana Cleyde Carneiro, Ana Patrícia dos Anjos, Sâmia Priscila Serra e Francynara Cristina Moraes Gurgel de Oliveira Ramos.

 

Por Alexsandra Jácome

Imagens:

Unidade de Comunicação Social do HU-UFMA